terça-feira, 30 de agosto de 2011

Homem também chora!





       (Aos Pais que já não estão mais entre nós, inclusive o meu).

    Quando eu era criança lá pelos meus sete anos de idade, aprendi uma lição que jamais esqueci:"homem não chora", dizia meu pai. Assim,  escondido, encolhido, apertando os joelhos no peito, por várias vezes, curtia as lágrimas a escorrer sobre as feridas raladas da minha infância!
    Foi sob esse pensamento , que os homens da minha época foram educados:” homem não chora”!
Até que numa tarde quente de março, o céu, de repente, escureceu e uma violenta tempestade de granizo destruiu todo o arrozal que vergava pelo peso de seus cachos dourados, em ponto de colheita! Vi meu pai olhar impotente e humilhado, a força  do vendaval destruindo tudo! Vi aquele nosso herói, enfraquecido, desabando em lágrimas! Foi a cena mais triste que já tinha visto! Quase morri de pena dele! Confesso que também chorei!
     Hoje, vejo certos homens que não choram! Não, porque foram educados assim, mas porque não conseguem se sensibilizar com a vulgarização da violência gratuita, noticiada diariamente,  por belos rostos jovens nos telejornais. Com o mesmo sorriso com que falam da vitória de um grande time de futebol, revelam mais um caso de estupro, uma grávida que morreu na calçada do hospital, recém-nascidos mortos pelo descaso de políticos...!
    Com o passar dos anos, a gente vai amolecendo; vai virando como se dizia antigamente -"um manteiga derretida"! Um forte abraço de uma criança, e lá vem uma lágrima! Não me envergonho de dizer que me comovo ao ver nações conquistando a liberdade, vencendo a tirania, pondo abaixo ditaduras seculares numa fúria espetacular! Vibro com os vencedores empunhando as armas! Choro ao ver os corpos de inocentes estendidos nas ruas! Quem suporta calado, ver a cracolândia esquecida; a África faminta, morrendo à míngua; nossos vizinhos de fronteiras, fugindo dos horrores da opressão imposta por implacáveis ditadores?
Por tudo isso, acho que muitos homens se tornaram "cogumelos". Eu prefiro o "misterioso país das lágrimas"! 

“Todo homem trás dentro de si o menino que foi” (Antoine de Saint-Exupéry).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é o que torna especial esta postagem. Enriquece extraordinariamente o conteúdo!
Lembrando Saint Éxupery:"Aqueles que passam por nós, não vão sós. Não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós".
Obrigado pela visita!
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. AVISO LEGAL Todos os direitos reservados. Esta coletânea de textos e imagens são propriedades do autor e estão protegidos por direitos de propriedade intelectual, que não podem ser utilizados em qualquer meio ou formato sem a autorização do autor. Vitorio Nani - 12/06/2010.