quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Analfabetos Funcionais!

    Ultimamente, não tem sido possível assistir um minuto sequer de um programa jornalístico na TV, sem ter que engolir violência; corrupção no governo e na justiça - advogados caras de pau - defendendo os indefensáveis; e por aí vai!

    Esta semana, outra  informação - também desagradável - chamou a minha atenção:  foi divulgado o resultado do IDEB de 2011:  68% dos brasileiros com idade entre 15 e 64 anos, são considerados analfabetos funcionais, de acordo com a UNESCO. 



      Outra reportagem foi publicada hoje pela Folha de São Paulo, que torna esse assunto ainda mais triste!





           16/08/2012 - 03h00

    Editorial: Nota 5, e olhe lá

    A escola no Brasil ensina mal. Os recém-divulgados dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para 2011 mostram que o ensino público continua muito abaixo do adequado e que a situação é só um pouco melhor nas instituições particulares.

    Para não pintar um quadro ultrapessimista, pode-se dizer que houve avanço modesto no ensino fundamental (em especial nas séries iniciais) e estagnação no médio.
No fundamental 1 (até o 5º ano), a nota foi de 4,6 em 2009 para 5,0 em 2011. A escala vai até 10 e a média dos países desenvolvidos é 6.

    A melhoria é atribuída principalmente ao aumento das matrículas na pré-escola; a criança já chega mais preparada para aprender a ler e escrever. Ceará e Piauí, com bons programas de alfabetização, forçaram a média para cima, mas todas as unidades da Federação avançaram em relação a 2009 e cumpriram suas metas.

    As boas notícias acabam aí. No fundamental 2 (5º ao 9º anos), registrou-se melhora de apenas 0,1 ponto (de 4,0 a 4,1), a menor desde que o índice foi criado em 2005, e que se deve mais à redução da repetência do que a um melhor desempenho dos alunos nas provas (o Ideb combina as duas variáveis). (leia mais aqui).



     Educação  deveria ser assunto do interesse de todos nós, que convivemos com jovens,  mas não é o que eu vejo mesmo daqueles que deveriam, legalmente.

    Corro o risco de ser enfadonho ao insistir mais uma vez neste tema, mas enquanto assisto na televisão:  engenheiros que não conseguem escrever corretamente seus próprios currículos, mostrado recentemente no Jornal da TV Cultura, continuarei fazendo minha parte.

    O governo deve estar feliz com os péssimos resultados na educação; quanto mais ignorante for o povo, mais fácil será corrompê-lo!

    "É na educação dos filhos que se revelam as virtudes  dos pais". Coelho Neto.

    "É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade". Immanuel Kant.
    

   

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é o que torna especial esta postagem. Enriquece extraordinariamente o conteúdo!
Lembrando Saint Éxupery:"Aqueles que passam por nós, não vão sós. Não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós".
Obrigado pela visita!
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. AVISO LEGAL Todos os direitos reservados. Esta coletânea de textos e imagens são propriedades do autor e estão protegidos por direitos de propriedade intelectual, que não podem ser utilizados em qualquer meio ou formato sem a autorização do autor. Vitorio Nani - 12/06/2010.