Ultimamente, não tem sido possível assistir um minuto sequer de um programa jornalístico na TV, sem ter que engolir violência; corrupção no governo e na justiça - advogados caras de pau - defendendo os indefensáveis; e por aí vai!
Esta semana, outra informação - também desagradável - chamou a minha atenção: foi divulgado o resultado do IDEB de 2011: 68% dos brasileiros com idade entre 15 e 64 anos, são considerados analfabetos funcionais, de acordo com a UNESCO.
Outra reportagem foi publicada hoje pela Folha de São Paulo, que torna esse assunto ainda mais triste!
16/08/2012 - 03h00
Esta semana, outra informação - também desagradável - chamou a minha atenção: foi divulgado o resultado do IDEB de 2011: 68% dos brasileiros com idade entre 15 e 64 anos, são considerados analfabetos funcionais, de acordo com a UNESCO.
Outra reportagem foi publicada hoje pela Folha de São Paulo, que torna esse assunto ainda mais triste!
16/08/2012 - 03h00
Editorial: Nota 5, e olhe lá
A escola no Brasil ensina mal. Os recém-divulgados dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para 2011 mostram que o ensino público continua muito abaixo do adequado e que a situação é só um pouco melhor nas instituições particulares.
Para não pintar um quadro ultrapessimista, pode-se dizer que houve avanço modesto no ensino fundamental (em especial nas séries iniciais) e estagnação no médio.
No fundamental 1 (até o 5º ano), a nota foi de 4,6 em 2009 para 5,0 em 2011. A escala vai até 10 e a média dos países desenvolvidos é 6.
A melhoria é atribuída principalmente ao aumento das matrículas na pré-escola; a criança já chega mais preparada para aprender a ler e escrever. Ceará e Piauí, com bons programas de alfabetização, forçaram a média para cima, mas todas as unidades da Federação avançaram em relação a 2009 e cumpriram suas metas.
As boas notícias acabam aí. No fundamental 2 (5º ao 9º anos), registrou-se melhora de apenas 0,1 ponto (de 4,0 a 4,1), a menor desde que o índice foi criado em 2005, e que se deve mais à redução da repetência do que a um melhor desempenho dos alunos nas provas (o Ideb combina as duas variáveis). (leia mais aqui).
Educação deveria ser assunto do interesse de todos nós, que convivemos com jovens, mas não é o que eu vejo mesmo daqueles que deveriam, legalmente.
Corro o risco de ser enfadonho ao insistir mais uma vez neste tema, mas enquanto assisto na televisão: engenheiros que não conseguem escrever corretamente seus próprios currículos, mostrado recentemente no Jornal da TV Cultura, continuarei fazendo minha parte.
O governo deve estar feliz com os péssimos resultados na educação; quanto mais ignorante for o povo, mais fácil será corrompê-lo!
"É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais". Coelho Neto.
"É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade". Immanuel Kant.
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