sábado, 10 de novembro de 2012

Vamos libertar um livro? BookCrossing Blogueiro.





       Asas Partidas, de Kahlil Gibran, foi o livro que eu escolhi para, literalmente, dar-lhe asas novas para cruzar fronteiras nessa 5a Edição do BookCrossing Blogueiro, quando aceitei o convite de  uma pessoa iluminada e muito especial , organizadora desse grandioso e nobre evento!



    A primeira vez que li este livro, eu tinha 21 anos e estava apaixonado por uma jovem de 17, com quem me casei 4 anos mais tarde!

    Quem conhece o romance narrado no livro, sabe que se trata de uma autobiografia do autor, que tem " seu espírito despertado pela primeira vez para a ternura e o afeto, em conflito com a dúvida e o sofrimento da perda". Foi  publicado em 1912;  é considerado um Romeu e Julieta oriental.

    Já emprestei livros que jamais me foram devolvidos!  Outros, doei àqueles que como eu, amam a leitura! 







     Asas Partidas é um dos meus favoritos!  Para libertá-lo, resolvi ficar com o meu velho exemplar e comprar um novo para desempenhar esse papel missionário; afinal, aventura é dever dos mais novos! 



     Devido às  minhas limitações físicas, contei com a ajuda de meu filho Fabio - acadêmico de Medicina na Universidade São Francisco em Bragança Paulista - quem libertou o livro num dos corredores da Faculdade de Odontologia.



    Exageros à parte, confesso que foi com o sentimento de um pai que se despede do filho que parte para longe - e eu vivo essa experiência há anos - que ao abraçá-lo, com o coração apertado, ainda encontra forças para os últimos conselhos: " Fique atento aos perigos, meu filho...cuide da saúde...cuidado com as más companhias...ah! chegando lá, telefone, tá?"

    Foi mais ou menos assim - com a austeridade de um pai - que redigi, imprimi em papel especial, e contando com a cumplicidade de meu neto João Victor - colamos na primeira folha do livro esta mensagem:  "OI, QUE BOM QUE VOCÊ ME ENCONTROU!  EU NÃO ESTOU PERDIDO; NEM FUI ESQUECIDO.  FUI DEIXADO AQUI, PARA VOCÊ ME LEVAR CONTIGO, LER  MINHA HISTÓRIA E DEPOIS ME DEIXAR NUM LUGAR SEGURO, PARA EU SER NOVAMENTE ENCONTRADO E CUMPRIR MINHA MISSÃO!  NÃO ME DEIXE EMPOEIRANDO NA ESTANTE!  EU FAÇO PARTE DO MOVIMENTO BOOKCROSSING.  MEU DESTINO É CRUZAR O MUNDO DE  MÃO EM MÃO! SE QUISER SABER QUEM ME "LIBERTOU", ENTRE NA INTERNET E PROCURE PELO BLOG VITORNANI.BLOGSPOT.COM.  OBRIGADO!

AH! SE VOCÊ NÃO GOSTA DE LER, POR FAVOR, DEIXE-ME AQUI MESMO E FAÇA DE CONTA QUE ESTE ENCONTRO NUNCA EXISTIU! ". 

    Fui severo demais, reconheço! Só faltou a recomendação final: "chegando lá, telefone, tá?".

    "A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau'. Mark Twain.

    "O prisioneiro que tem a porta do seu cárcere aberta e não se liberta, é um covarde". Khalil Gibran.

    Participe você também desse movimento. Vale a pena! Não dói nada, viu? Saiba como clicando aqui.

4 comentários:

  1. Ando visitando alguns "libertadores de livros", amei seu bilhete!
    Não li esse livro, pelo que eu me lembro, vou procurá-lo.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jussara! Prazer imenso receber sua visita e seu comentário! Asas Partidas é para pessoas como você. Visitei seu blog e voltarei com certeza! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu adorei a cumplicidade! De você ter envolvido as pessoas da sua família nessa ação! Também demonstrou muito apego a esse livro e a vontade de compartilhar dos escritos que tanto admira, fez comprar um novo livro!! Vitorio, você é admirável!! Adorei sua participação, muito obrigada por ter acatado esse sementinha e espalhado! Tomara que pegue e que outras pessoas também queiram espalhar sementes!! Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Família, é assim, mesmo! Por mais que eu expulse os filhotes do ninho, eles se agarram, relutam, e cá estamos todos juntos nessa "comunidade"- netos, filhos e avós, - vivendo, graças a Deus, nesse paraíso, que é a nossa chácara! Somos todos "cúmplices", reciprocamente! Obrigado, Luma, pelo comentário! Bjs.

    ResponderExcluir

Seu comentário é o que torna especial esta postagem. Enriquece extraordinariamente o conteúdo!
Lembrando Saint Éxupery:"Aqueles que passam por nós, não vão sós. Não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós".
Obrigado pela visita!
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. AVISO LEGAL Todos os direitos reservados. Esta coletânea de textos e imagens são propriedades do autor e estão protegidos por direitos de propriedade intelectual, que não podem ser utilizados em qualquer meio ou formato sem a autorização do autor. Vitorio Nani - 12/06/2010.