Sou Ativista da Amamentação, sim! E é com muito prazer que participo pela segunda vez, dessa Blogagem Coletiva organizada por Luma Rosa.
No ano passado falei da minha experiência sobre esse assunto junto da minha família e minha profissão - mostrando os resultados favoráveis do aleitamento materno na saúde dos meus filhos e netos!
Agora, quero falar sobre o que a ciência tem estudado a respeito desse procedimento natural dos humanos, desde as cavernas:
A duração ideal do período de amamentação dos bebês tem sido motivo de controvérsias entre mães e pediatras. A dúvida é se existiu um tempo de amamentação estabelecido pela natureza e que teria se perdido com a civilização. O estudo de um dente fossilizado de uma criança neandertal poderia dar uma pista sobre essa ordem natural. O Homo sapiens e o Homem-de-neandertal- extintos a 30.000 anos - são espécies geneticamente tão parecidas que era de se supor que os cuidados maternos deveriam ser similares.
Todos os mamíferos têm seus períodos próprios e fixos de amamentar seus filhotes - exceto o ser humano. Em seu ambiente natural, os chimpanzés, nossos parentes mais próximos - compartilham conosco 98% do DNA - só desmamam depois de cinco anos, enquanto os cavalos após um ano e meio e os cães em 45 dias.
Entre os seres humanos o período de amamentação sofre influência de fatores culturais e padrões estabelecidos pela evolução. Alguns médicos acham que um ano é o período ideal, enquanto outros defendem o desmame depois de seis meses. Em algumas culturas orientais a amamentação se estende por quatro ou cinco anos. Em geral os primatas desmamam seus filhotes quando eles atingem um terço do peso que terão quando adultos. Aplicando essa regra aos seres humanos, o período de amamentação ficaria entre quatro e sete anos.
O Ministério da Saúde lançou no dia 1o de Agosto 2013, a campanha de amamentação com o slogan "Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você". A campanha visa garantir o aleitamento até os dois anos de idade.
A Sociedade Brasileira de Pediatria também está participando da campanha mundial de aleitamento materno.(Mais informações).
"Há um mistério insondável nesse encontro de olhares. Mãe e filho. Amamentação. Ato de suprema entrega. Momento de divina doação, entrelaçando doces e infindos desejos, sem identificação de um único. Harmonia plena...ternura...ardor. Inconsciente integração do inexplicável, que se traduz na similaridade do Divino Amor". Alice Capel.
QUER PARTICIPAR DESTA BC VOCÊ TAMBÉM? Clique AQUI..
Oi, Vitorio!!
ResponderExcluirSuper bacana você trazer para o blogue uma pesquisa científica. Na postagem que fiz de chamada para a blogagem, a Marly questionou sobre o início da amamentação, que se tornou popular nos EUA depois dos anos 60. Não pude afirmar se isso é verdade ou não, mas o seu post poderá responder alguns questionamentos dela. Espero que ela aporte por aqui e outras mamães que procuram por informações.
Obrigada por participar mais uma vez da blogagem coletiva!!
Beijus,
Então, Luma, quem não pode amamentar, conta histórias...Dá uma força...De qualquer forma, gostei de participar mais uma vez! Espero ter sido útil! Bjs.
ResponderExcluirVITORNANI
ResponderExcluirTudo bem ?
Nossa , lendo o seu comentário no meu blog chorei de emoção !!!
Que lindo ver um pai tão amoroso !!
Que felicidade para os filhos voce é !!!
Adorei esta sua postagem também.....
Temos que incentivar ao máximo as práticas naturais....
A Natureza está aí para ser preservada e amada e podemos começar isso em nossa casa , com os nossos filhos !!!
Linda a sua participação !!!
Parabéns pelo seu espaço....
Mil beijocas e volte quando puder !!!
Ótima semana para voces !!!
Mimi
Obrigado, Monique, pela visita e pelo seu comentário! Bjs.
ResponderExcluirObrigado, Maribel! Uma excelente semana pra você também!
ResponderExcluirÉ isso aí meu amigo,parabéns pela força na campanha de incentivo a amamentação natural,toda candidata a mãe deveria ler essa matéria antes de por um filho ao mundo,pois a responsabilidade é grande,essa relação mãe e filho depende disso para um bom desenvolvimento psicológico,emocional e físico adequado da criança.
ResponderExcluirVITORNANI,
ResponderExcluiracredite se quiser, eu conheço um cara que mamou até os 5 anos de idade e só parou , porque um dia o pai dele deu esta decisao na mãe dele:
-Olha aqui, ou ele ou eu !(rs).
Bem nem precisa dizer, por quem ela e já tardiamente, optou por acabar com aquela farra láctea.
Excelente postagem!!!
Um abração carioca.
Nós sabemos da importância do aleitamento materno, amigo Tasso - José Carlos Sampaio! E somos testemunhas do resultado em nossos filhos. Obrigado pelo comentário. Abraços!
ResponderExcluirEu acredito na sua história, Paulo! Será que ainda havia leite? Se o pai não dá um basta, ele é quem pegaria a mãe no colo na hora da mamada! Abraços!
ResponderExcluirMuito interessante a pesquisa sobre os neandertais!! A amamentação que deveria seguir um padrão positivo entre humanos acaba sempre influenciada pela cultura, padrões de beleza e venda de produtos alimentícios industrializados.
ResponderExcluirExatamente, Luciana! A evolução das espécies saiu do controle do ser humano! Infelizmente.
ResponderExcluir