A Água ainda continua sendo o assunto, que apesar de algumas postagens já terem sido aqui publicadas, muita coisa ainda merece ser divulgada!
"A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo o ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado no Artigo 30o da Declaração Universal dos Direitos Humanos".
Há quem diga que a água é um bem essencial, como a mulher que dá vida ao planeta!
Estamos habitando um planeta com 70% da sua superfície coberta por água, sendo em quase toda a sua totalidade, salgada: a água dos oceanos! No entanto, um acontecimento inédito vem chamando a atenção da comunidade científica em todo o mundo!
Imagem daqui |
No dia 12 de março de 2014, um artigo publicado na conceituada revista "Nature", transformou a ficção do francês Júlio Verne, "Viagem ao Centro da Terra" - onde ele descreve a existência de um grande oceano nas profundezas da Terra - numa estranha e assombrosa realidade!
Os cientistas disseram ter encontrado um pequeno diamante, que aponta para a existência de um vasto reservatório abaixo do manto da Terra, cerca de 400 a 600 Km abaixo dos nossos pés.
Ringwoodite, o diamante que contém água. Imagem daqui |
O pequeno diamante (mineral ringwoodite), foi descoberto pela equipe de Graham Pearson quase por acaso, em 2009,quando os pesquisadores examinavam um diamante marrom sem valor comercial, de apenas três milímetros, procedente da cidade brasileira de Juína no estado do Mato Grosso.
Imagem daqui |
Pearson defendeu que as implicações dessa descoberta são profundas. Se existe água em grande volume abaixo da crosta terrestre, isso implica um possível impacto significativo nos mecanismos dos vulcões e no movimento das placas tectônicas. Leia mais aqui,
"Tudo que um homem pode imaginar, outros homens poderão realizar". Júlio Verne.
Então Vitor, acabei lendo o link da matéria.
ResponderExcluirDescoberta que talvez nunca vá dar certo, coisa de cientista. Não que eu não acredite mais soluções precisa ser tomado com urgência, a nossa água está secando dia após dia... Mudança climática é uma coisa que está aí, que chegou e a gente precisa entender que precisamos cuidar do nosso País de uma maneira mais estruturada. A água é o nosso bem mais precioso que possuímos. O planeta Terra é composto por aproximadamente 75% de água. Entretanto, se levarmos em conta a água doce, somente 1% está efetivamente disponível para o consumo. Onde são utilizados 70% para agricultura, 20% para indústria e 10% para uso doméstico. Pior disso tudo que nossa pouca água esta ficando contaminada. A falta de saneamento básico, derramamento de petróleo e tantos outros. Pior é o descarte do esgoto não tratado nos rios e mares. Cerca de 40% das residências brasileiras não têm acesso a saneamento básico e em boa parte dos casos em que o esgoto é coletado, não há tratamento. Isso é uma vergonha. Quanto mais cresce a população mundial, mais restrita fica a oferta de água potável. Quanto mais devastamos as florestas mais aumentamos o aquecimento global e reduzimos nossos recursos naturais que garantem nossa sobrevivência. Sabemos que a água é um dos mais essenciais recursos naturais para os seres vivos. Além de serem vital para a manutenção da vida. Assisti uma reportagem de uma empresa no interior de São Paulo que transforma água do mar em água para beber. Água limpa, sem sal, sem cheiro e sem cor. O que falta é investimento do Governo para que o projeto seja sucesso.Embora muitas soluções sejam buscadas e nada concretas até agora, no dia a dia todos podem colaborar um pouco para que a água doce não falte. A economia e o uso racional da água devem estar presentes nas atitudes diárias de cada cidadão. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdício de água doce pode trazer drásticas consequências num futuro pouco distante.
Ótima postagem!
Abraço!
Ótimo fim de semana!
Olá, Smareis!
ExcluirEu diria que ótima não é minha postagem, mas seu comentário!
Como se referiu a Olinda Melo: " complementa o post na perfeição"!
Abraço, obrigado e bom fim de semana!
Excelente matéria. A água é realmente o nosso bem mais precioso.
ResponderExcluirA Smareis complementa o post na perfeição.
Abraço
Olinda
Concordo plenamente contigo, Olinda, a Smareis foi perfeita!
ExcluirAbraço e bom fim de semana!
Oi, Vitório!
ResponderExcluirAté que essa pesquisa seja finalizada, essa água subterrânea pode estar contaminada, no que diz respeito à Alberta no Canadá... E os cientistas de lá poderiam mudar o foco http://bit.ly/1b8TwJ0
Quanto ao resto, vem para nos dar esperanças!
Beijus,
Oi Luma!
ExcluirNão creio que a exploração do xisto betuminoso na superfície possa afetar a água que se encontra a 600 km de profundidade no núcleo da Terra, ainda mais na forma física em que ela se encontra.
O foco dos canadenses bem poderiam também, se voltar para as desgraças que uma mineradora de ouro vem causando em Paracatu-MG, veja https://www.youtube.com/watch?v=_kbetstn0Ds.
Beijos!
Sim, gostei muito desta postagem. Interessante matéria e revelação de alguém que se preocupa com a Vida e o planeta em que vivemos.
ResponderExcluirExcelente!
bj
Sim, Ana!
ExcluirNão é a Vida, nosso maior bem?
Obrigado pelo apoio!
Beijo!
VITORNANI,
ResponderExcluirsuas postagens têm sido verdadeiramente, espetaculares!
O que mais me tem motivado a ler estas suas resenhas é o fato de você ter um posicionamento mais cientifico do que ficar apelando para "chutômetros" futurológicos que, absolutamente, ainda não possuem nenhuma comprovação ou definição técnica definitiva.
Aliás, esta tem sido uma tendência na blogosfera, na qual opiniões tem sido emitidas, baseadas numa ou outra pesquisa sumária e no famoso "ouvi dizer".
Quando existe a extração de gás no Canadá ou EEUU, faz-se todo um rigoroso exame de situação das consequências lesivas que a exploração de material rochoso representaria para todos e muito mais e, principalmente, para eles.
Pensar que grandes nações seriam capazes de com estas explorações abaixo dos seus pés pudessem representar um holocausto para a sua própria gente, é apenas um medíocre execício de alarmismo doentio e terrorismo infantil.
Um abração carioca e parabéns por esta excelente postagem.
Olá, Paulo!
ExcluirSua posição, como não poderia deixar de ser - de um grande mestre em pleno exercício de suas funções, além de manter ativos alguns dos melhores blogues que conheço - tem sido para mim, de grande conforto e incentivo, equalizando nossos pensamentos na busca de tornar esse espaço da Internet, não uma fonte de "cultura inútil", nem um site de "auto-ajuda", mas, na busca de diálogos virtuais, e se for possível, trocas de informações e talentos que nos enriqueçam intelectual, espiritual e recreativamente melhor ainda, certo?
Quanto aos "chutômetros e achismos", concordo plenamente contigo.
Assim sendo, só posso agradecer seus inestimáveis e inteligentes comentários!
Forte abraço e bom fim de semana!
Venho aqui para aprender. Muito bom os seus textos, verdadeiras lições de vida!... AbraçO
ResponderExcluirBom mesmo é a sua presença aqui, Nidja!
ExcluirAbraços!
Respetemos la naturaleza, ya nos esta pasando factura
ResponderExcluirAbrazos
Um texto cujo tema central [a água] é sempre actual.
ResponderExcluirA água é um bem tão precioso como o ar que respiramos. Ambos são vitais para nossa sobrevivência no planeta Terra.
Pemito-me citar Tomás Muller: " Nunca sabemos o valor da água até o poço secar" [Historiador inglês (1608-1661)].
Considero um privilégio tê-lo como seguidor. Estarei atento. Obrigado!!
Jorge
Olá Jorge!
ExcluirA água está em todos os seres vivos.
Está também em todas as cerimônias religiosas!
Desde o interior de todas as células do nosso corpo, às nuvens do firmamento e se o ar que respiramos não for úmido, não nos alimenta!
Forte abraço!
Um privilégio ler a tua postagem. A questão da água (também já aqui o disse) é uma matéria que me preocupa muito, pois é essencial à vida e fico irritadíssima quando vejo desperdiçá-la ou ver que há muita gente que não tem consciência da capital importância da água. Não conhecia estes admiráveis estudos!
ResponderExcluirBjo, VitorNani :)
O privilégio é meu, Odete, em receber sua visita e seu comentário!
ResponderExcluirBeijo!
VITORNANI,
ResponderExcluirno "Como era fazer sexo" temos um "presentinho" para você.
Combinado?
Um abração carioca.
Combinado, Paulo!
ExcluirSó pode ser um bom presente, obrigado.
Muito bom seu post Vitor!
ResponderExcluirConheci seu blog hoje, e já gostei e fiquei por aqui!
Falas de questões realmente relevantes no post, e que andam tirando a paz de muita gente,
mas não talvez das pessoas que realmente podem fazer algo substancial,
para pelo menos amenizar essa "bola de neve" monte abaixo...
Abraços
http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/
E basta chover um pouquinho para as autoridades esquecerem do problema, Lilly!
ExcluirInfelizmente, não existe planejamento em nenhum nível de governo.
Abraços!
Muito bom esse post, bem elaborado e bem informativo. A frase no final é bem motivadora. Parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluirArthur Claro
http://www.arthur-claro.blogspot.com
Que bom que você gostou, Arthur!
ExcluirAbraços.
Mielenkiintoinen postaus!
ResponderExcluirKiitos, olet tullut lukijaksi blogiini, nyt tulen sitten minäkin sun blogisi lukijaksi.
Kiitos!
Kiitos käynnistäsi!
ExcluirHugs!
Olá, Vitor!
ResponderExcluirVi uma matéria no site da super interessante sobre um dessalinizador de água caseiro que funciona apenas com o calor do sol, e que produz até cinco litros de água doce por dia. O designer criador, é Gabrielle Diamanti, o qual tem um site com o seu próprio nome, onde ele expõe o seu produto. E baseado nesses produtos, que podem ser feitos artesanalmente por qualquer pessoa, acho que a maior preocupação das comunidades governamentais, é a de como vão fazer para monopolizar a água doce de um jeito que consigam ter lucros, pois se sabe que a dessalinização em grande escala é caríssima, e que o preço final da água terá que cobrir os gastos de sua produção. No mais, se eles estão mesmo preocupados com a falta de chuva no futuro, por que que não investem mais em arborização e preservações das florestas: hoje, agora ao invés de tanto, bla, bla, bla? - É, por que esse negócio de água no centro da terra, vai ficar bem mais caro de cavar. rss.
Grande abraço.
Olá, Tito!
ResponderExcluirEu vi o dessalinizador criado pelo Gabriele Diamanti. Muito interessante e barato.
Pena que essas boas ideias não se tornam populares!
Quanto à água nas profundezas, creio que se for retirada, o planeta jamais será o mesmo!
Grande abraço!
Estoy preguntándome en este instante cómo una noticia tan importante como esta para la Humanidad ha podido pasar desapercibida pues yo que me mantengo, al tanto de todos los acontecimientos y que lo hago a diario, no he oído ni una sola palabra en relación con tan asombroso como importante descubrimiento. Si es así, estaríamos salvados ya que el agua sobre la Tierra está para agotar sus reservas en un plazo nada largo de tiempo y se ha llegado a decir que hasta habrá guerra por conseguir el agua.
ResponderExcluirGracias por tan interesante noticia. Saludos cordiales. Franziska
La noticia de interés de la humanidad, así, no dan puntos en los medios de comunicación como los genocidios cometidos por encapuchados sanguinario!
ExcluirSaludos cordiales, Franziska!
Gracias por tu comentario!
Oi Vitor,
ResponderExcluirEu não sei porque não funciona, muitos eu também pego assim.
Se você souber como arrumar tenho meu e-mail no blog.
Seu post me trouxe boas recordações como professora
Muito boa postagem
Abç
Lua Singular
Como deixar de seguir uma pessoa e um blog tão espetacular?
ResponderExcluirAdoro me enriquecer culturalmente e já vi que contigo e por aqui, isso acontecerá sempre em minha vida!
ADOREI...
Obrigada por me deixar fazer parte dos teus blogs.
Será sempre um prazer, receber sua visita, Crista!
ExcluirOlá, Vitor, a postagem é ótima, enquanto se tem as coisas, e em abundância, não se dá valor, depois correr atrás do estrago feito são outros quinhentos! Já estamos vendo os acontecimentos previstos... Estamos conseguindo acabar com muitas coisas.
ResponderExcluirGrande abraço.
Olá, Tais, a conscientização é o ponto fundamental.
ExcluirAbraços!
Excelente post. É fundamental continuar a informar e a sensibilizar as pessoas para a importância de usar a água com moderação e de forma prudente. Todos podemos contribuir, pequenos gestos fazem grandes diferenças.
ResponderExcluirBeijinhos
Maria
Com certeza, Maria!
ExcluirTodos podemos contribuir de alguma forma!
Beijos!
Muito importante essa sua matéria, nós sempre estamos direcionando nossas postagens para uma melhor vida ecológica.
ResponderExcluirObrigado poe participar do nosso blog.
Abraço
Estaremos atentos, Luiz!
ExcluirAbraço.
Oi Vitor,
ResponderExcluirVenho agradecer na minha dificuldade.
Você tem um coração generoso.
Beijos
Eu que lhe agradeço pela chance de poder ajudá-la, Dorli.
ExcluirEstarei aqui, se precisar!
Beijos!
Olá Victor Nani
ResponderExcluirPassei para agradecer o estar a seguir o meu Birras, um blogzito sem pretensões, a não ser a de escrever o que gosto, e contactar com pessoas, quiçá fazer amizades até. Obrigada pelo seu comentário.
Gosto de visitar os blog com tempo suficiente, ler uma folha inteira... hoje foi visita de médico (como se diz por cá) portanto não conta. No entanto quero dizer que gostei muito deste ultimo tema sobre a água, quase uma lição. "Como Júlio Verne estava adiantado em relação à época em que viveu..."
Voltarei.
Abraço.
Dilita
É com muito prazer que te recebo aqui, Dilita!
ExcluirVamos manter contato e trocar ideias!
Abraço.
Oi Vitor :) Há tempos eu não via um blog tão informativo, gostei muito daqui, parabéns viu. Sobre a água tudo que diz respeito a ela é importante e essa descoberta eu não sabia, muito interessante!
ResponderExcluirUm super abraço!
Obrigado, Kaka!
ExcluirContarei sempre com sua amável visita!
Um super abraço!
UN POST QUE INDUCE A TENER CONSCIENCIAS CON NUESTRO FUTURO. DISCULPE AMIGO. NO VEO LAS ACTUALIZACIONES DE SU BLOG.
ResponderExcluirUN ABRAZO
Conciencia puede ser el camino, amigo!
ExcluirAbrazos!
Post que mostra conhecimento preocupação de tudo que nos rodeia.
ResponderExcluirAbraço
Alice
A ideia é essa, Alice.
ExcluirAbraço!
Un texto excelente y una gran información.
ResponderExcluirUn abrazo.
Gracias, Amalia!
ExcluirAbrazos!
Olá de novo.
ResponderExcluirFiquei contente por ter gostado da minha forma de ver os livros. Claro que pode transportar para o seu blog. É uma honra para mim.
Um abraço desde a minha maravilhosa cidade do Porto, Portugal.
Alice
Olá amigo
ResponderExcluirPassando para lhe deseja uma linda noite
Beijos no coração
À você também, Dorli!
ExcluirOlá, Vítor
ResponderExcluirOxalá não fiquemos sem ela!!!
Abraço fraterno