sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

"Pinceladas de Felicidade"

Imagem obtida aqui.


     Segundo alguns pensadores, felicidade:  "é quando vivemos momentos de prazer, na ausência de dor".



     Define-se no dicionário como um substantivo feminino e  significa: "estado de uma consciência plenamente satisfeita".

     Meu pai, sempre absorto em profundos pensamentos,  nos alertava  que desconfiássemos sempre da felicidade, porque era efêmera demais e significava o prenúncio de tristeza, por isso, devíamos guardar bem aqueles "pequenos momentos de felicidade"!

     Que deveríamos marcar aqueles breves instantes, como pinceladas numa tela imaginária; que durante nossas vidas iríamos compondo uma pintura; e que, quando ficássemos idosos, ao conferir as nossas pinceladas de felicidade, deveríamos ver nossa tela quase completa, porém, nunca terminada!

     Agora, imerso em minha imaginação, estou diante da minha tela!

     Cada vez que a vejo à minha frente, ora ela está quase completa, ora com grandes espaços em branco!

     É nesse instante, que a primeira  definição me vem à mente!  Ah! as dores... As esporádicas, agora se tornaram frequentes!  Os prazeres, escassos - quase inatingíveis!

     Revirando  os arquivos da minha memória, me surpreendo ao notar, que há dores seguidas de prazer e de prazeres seguidos de dor!

     Saltando agora para a segunda definição, presumo que lá num passado remoto, eu tenha percebido em algum momento, o estado de uma consciência plenamente satisfeita!

     E diante da escassez de frequentes toques de pincel, persisto!

     Continuo empenhado na busca incansável por segundos de prazer, esgueirando-me das dores; espiando na periferia da alma, aquela tela sempre desejosa de cores!

     " Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente". Érico Veríssimo.

72 comentários:

  1. I suppose that happiness may be defined from many different perspectives and to some extent at least the condition called happiness depends on the nature of each individual. It is important to seek happiness, however, and rejoice in the moments when it blesses life. May all who read this be happy today.

    ResponderExcluir
  2. I loved the picture of the child, and your words gave me some things to think about... Hope you are well.

    ResponderExcluir
  3. A tela está sempre3 diante de nós e cabe então pintá-la com alegria e nucnaces que tragam felicidade! LINDO! abraços, chica

    ResponderExcluir
  4. Acho que há palavras difíceis de se definirem, pois, a meu ver, contêm várias definições, dependendo das pessoas, das suas vivências e das circunstâncias. Felicidade é uma delas.
    Pode haver um estado geral de bem estar e designar-se por felicidade ou dizer que estamos numa fase boa da vida. Aí há que tentar gravar esses momentos. Contudo a memória é muito traiçoeira, o próprio cérebro tem dificuldade em concentrar-se nos momentos felizes... Complicado, amigo. Em suma, o que será mesmo necessário é treinar o cérebro para a "felicidade"...
    Parabéns pelo texto, amigo.
    Bjo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Treinar o cérebro para a felicidade. É isso mesmo, Odete!
      Beijo!

      Excluir
  5. Oi Victor,
    Não há uma receita para se chegar a felicidade plena, então vamos somando e subtraindo os buracos da tela da sua tela. Bem, minha tela está quase vazia, mas o pouco que tive e tenho de felicidade é plena . A maior felicidade foi a que ganhei de presente de Deus: a minha inteligência para superar os dissabores da vida.
    Adorei sua postagem
    Beijos no coração
    Minicontista2

    ResponderExcluir
  6. A felicidade é algo que está diante de nós - imaginário.
    Damos-lhe mais valor quando a procuramos mas não quando a temos.

    ResponderExcluir
  7. Grata por ter passado por um dos meus cantinhos ( blogues) Assim, tive o privilégio de não só conhecer este espaço, como de me deliciar com o magnifico texto acima.
    Concordo com a definição, da felicidade... felicidade para cada individuo é ímpar... Para mim, felicidade são as coisas mais simples e pequenas da vida, é sem dúvida a ausência de dor... mas é a dor que nos faz apreciar a felicidade. Felicidade é Viver !!
    Linda esta tela que acabei de conhecer.
    Bem ha-ja e bfs,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa interpretação, Ana.
      A felicidade está nos mínimos detalhes da nossa vida!
      Quem diz que ela não possa estar na primeira visão de um bebê diante da mãe, após as terríveis dores do parto?
      Beijos e bfs!

      Excluir
  8. Adorei a postagem, mas continuo ficando com a primeira citação, seja dor física, seja dor na alma! Ambas são massacrantes. Qualquer dor é massacrante. Estado total de felicidade é a ausência dela.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Bela mensagem. Para mim a felicidade é um estado de espírito, é saber aproveitar bons momentos, ter gratidão por tudo que tem e pela vida. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Sissym, a felicidade está nos pequenos momentos de prazer de cada um!
      Beijos!

      Excluir
  10. MUCHAS GRACIAS POR COMPARTIR TAN IMPORTANTE MENSAJE.
    ABRAZOS

    ResponderExcluir
  11. Oi Victor! Em primeiro lugar, obrigada pela visita e comentário tão gentil!
    Muito bacana seu texto, quanto mais velhos ficamos, mais valorizamos as pitadas de felicidade, infelizmente elas rareiam mesmo, mais pelos limites físicos do que pela falta de sabedoria...Felicidade a gente abraça!
    Depois volto aqui com mais tempo para conhecer melhor o blog, pareceu-me adorável!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dalva!
      É com a chegada do nosso inverno da vida que valorizamos as pitadas de felicidade!
      Beijos!

      Excluir
  12. Oi Victor! A vida vai se encarregando em nos acomodar nessa mesma tela, a qual descrevestes tão lindamente!
    Com o tempo percebemos que felicidade é algo simples, assim feito beija flor de manhãzinha!
    Beijo carinhoso!
    Felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Jssara, ela pode estar nos pequenos detalhes, como num beija-flor de manhãzinha!
      Beijão!

      Excluir
  13. Para mí, es decir en mi opinión, la felicidad es valorar todo lo bueno que nos da la vida. No tener sentimientos de culpa si estamos disfrutando de algo bueno, querernos a nosotros mismos; amar, en lo posible, a los demás. Si no esperas demasiado y tampoco lo exiges de los otros, la felicidad puede estar asegurada. Sln los deseos, no hay infelicidad. Aceptar la realidad como es, no luchar.
    Buena, esta es mi opinión, claro está.

    Saludos cordiales.

    ResponderExcluir
  14. Ser feliz é a coisa mais simples deste mundo.
    Não acredita?
    Mas devia... porque para ser feliz, basta:
    Andar sempre satisfeito com o que somos e temos, ainda que sem deixar de querermos mais e melhor.
    Magnífico post, caro amigo Victor.
    Continuação de boa semana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. A felicidade para mim está nas pequenas coisas, nos pequenos detalhes, nos momentos especiais que temos... e assim eu vou vivendo, aproveitando cada instante...
    Um beijo

    ResponderExcluir
  16. Olá, querido Victor!

    Já tinhas saudades de seus textos e de você também, logicamente. Peço desculpa pela minha ausência, mas tenho andado mto ocupada, profissionalmente falando.

    Estava lendo seu interessantíssimo post e pensando na definição, se é k existe definição possível, para esse estado de alma chamado FELICIDADE. "Absorta" na minha cogitação, como seu pai, encontrei várias "respostas", pinceladas para dar na tela, na nossa tela. Então, vamo(s) lá!

    Felicidade pode ser tanta coisa! Imagine que você fala hoje com um amigo ou amiga, k já não vê ou escuta há muito. Coisa boa, não é? E que feliz você e ele/a se sentem! Pronto, mais uma pincelada naquela tela que queremos que não tenha fim.

    Para se ser feliz é preciso, antes de mais e primeiro que tudo, AMAR. Quem ama, e não interessa quem ou o quê, e por quanto tempo, está e é feliz, portanto, conhece bem de perto a felicidade. Deve ser temporária, em minha opinião, mas nunca definitiva, pke todos nós queremos momentos e situações novas. E a tela continua, graças a Deus, incompleta.

    Érico Veríssimo definiu esse afeto, de uma maneira simples, mas total. Nada pode ser inútil, e até mesmos as dores, físicas ou anímicas, têm de ter finalidade, objetivo.

    Adorei a imagem que você escolheu e que condiz, na perfeição, com seu texto.

    Beijos e um abraço apertadinho, com mto apreço e amizade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Céu!
      Seu carinhoso comentário acrescentou à minha tela várias pinceladas, creia!
      Beijos e abraços querida amiga!

      Excluir
  17. Olá!
    Muito bacana a sua reflexão! Muita gente pensa a felicidade exatamente como o seu pai, como coisa "efêmera". E talvez ela seja mesmo, para algumas pessoas. Acredito que, enquanto buscarmos a felicidade por outras vias fica realmente fácil de perdê-la. Mas quando nos convencemos que a felicidade é um estado de consciência, quem além de nós mesmos pode nos tirar esse "sentimento"? Esse estado de consciência já está dentro de todos nós, basta encontrá-lo, independente de fatores externos. Acredito que auto conhecimento seja ótima ferramenta pra encontrar essa tal felicidade, entrar em contato com quem você realmente é e não com quem os outros querem que você seja.

    Obrigada pela reflexão.
    Abraços!

    http://emanuellefigueiredo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa, sua interpretação, Emanuelle! Não podemos depender de ninguém para sermos felizes.
      Depende só do nosso estado de consciência.
      Abraços!

      Excluir
  18. Olá meu querido amigo VitorNani, já faz algum tempo que li este post, mas no meu celular não consigo comentar, enfim, agora estou aqui...achei lindo o título e a explicação dele, teu pai tão sábio...e às vezes nos preocupamos tanto com as tristezas que nos rondam e chegam, que a felicidade, este instante, como bem disse teu pai, nos passa despercebido ou não valorizamos tanto quanto as tristezas em nossas vidas, o que é normal. Então vou prestar mais atenção a este pequenos momentos, que podem ser eternos no coração, e só eu poderei fazer isso por mim, assim poderei levar adiante, ao próximo meu instante de felicidade conquistado. Belísssimo post.
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Jair, às vezes os momentos felizes passam sem que percebamos!
      Pena que as tristezas são mais lembradas!
      Abraços!

      Excluir
  19. Passei para ver as novidades.
    Continuação de uma semana muito FELIZ, amigo Víctor.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  20. Hola Vitor, no siempre somos felices, pero debemos quedarnos con las cosas que nos hacen felices en nuestro corazón. Un fuerte abrazo y espero que tu y tu familia disfrutéis de mucha felicidad.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sí, Lola es lo mejor que podemos hacer!
      Siempre buscar la felicidad en nuestros corazones!
      Los mejores deseos para usted!

      Excluir
  21. OI VICTOR!
    CADA UM DE NÓS POSSUI A SUA TELA IMAGINÁRIA A QUAL VAMOS PINCELANDO AQUI E ALI,MITAS VEZES A TRISTEZA A APAGA MAS, COM TALENTO E BOA VONTADE DE VER A VIDA MAIS COLORIDA VAMOS EM FRENTE EM BUSCA DA FELICIDADE.
    LINDO TEU TEXTO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é tentar sempre colorir nossa tela, certo, Zilani?
      Abraços!

      Excluir
  22. Para mi la felicidad es poder unir el pasado con el presente: el recuerdo y lo nuevo. Poder ser consciente de lo vivido y lo que vivo ahora. Besetes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada uno es una definición de la felicidad!
      Me gusta tu!
      Besos!

      Excluir
  23. Por que será, que tendo tantas caixas de lápis de cor, muitas vezes ignoramos a voz de nossa consciência e pintamos paisagens escuras em nossa tela da vida?
    Beijos, Vitor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque talvez a felicidade não tenha se aliado ao seu estado de espírito, ou o medo de ser feliz tenha sido maior, Shirley!
      Beijos!

      Excluir
  24. Alguém disse isso uma vez: "Talvez seja este o aprendizado mais difícil;
    manter o movimento permanente, a renovação constante,
    a vida vivida como caminho e mudança".
    Só para complementar essa sua belíssima reflexão que pode ser de todos...
    Bom começo de março.
    Bom começo de março.

    ResponderExcluir
  25. Creio que felicidade é viver os momentos de plena alegria e paz e ver nos momentos mais difíceis sempre um lado positivo, buscando tirar lições para que amanhã tenhamos mais experiência para fazer com que os momentos felizes sejam mais constantes. Assim vamos subindo os degraus de uma escada, até que um dia estaremos lá no alto conquistando a sublime felicidade.

    Um grande abraço,
    Élys.

    ResponderExcluir
  26. minino victor,

    já me esqueceu, decerto, pke há um montão de tempo k não passo por aqui. já me substituiu, pke homi não é de ferro - risos. então e como é ela. BONITA, SÓ PODE.

    está tudo bem com voce, MEU QUERIDO AMIGO, pergunto.

    que bién hablas y escreves espanhol, GUAPO - ponto de exclamação. mas k comentário é esse, pensa victor. pois é, minha mão dta está doentinha e não devo esforça-la. só estou escrevendo com a esquerda.

    EU E VOCE ESTAMOS NUMA DE PREGUIÇA, OU SEJA, DE NÃO POSTARMOS, MAS QDO O FIZERMOS A GENTE ARRASA - RISOS.

    beijos com a estima k voce já conhece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Céu!
      Está tudo como antes, apesar de andar meio devagar nas postagens.
      Espero que sua mão fique boazinha bem rápido.
      Saúde, minha querida amiga!
      Beijos!

      Excluir
  27. Passei de novo, mas não há novidades.
    Falta de tempo e/ou de inspiração...?
    Bom fim de semana, caro amigo Vítor.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  28. A felicidade são pequenos fragmentos de tempo que por alguma razão se tornaram especiais para nóa e nos deixaram a sua marca no coração. Passa demasiadamente rápido e fica apenas a recordação.
    Um abraço
    Maria

    ResponderExcluir
  29. E são cada dia mais raros, Maria!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  30. Encontramos a felicidade em cada espaçinho dos nossos dias, todos os dias temos a oportunidade de ser feliz, basta olhar com o coração e encontraremos! Belíssima mensagem.
    Vim bordar um recadinho para avisar que Hilda's Bordados está com um canal no YouTube! Lá vc pode ver os vídeos da reforma do meu ateliê. Nos próximos vídeos estarei ensinando o "passo a passo" dos meus trabalhos, dá uma olhadinha, você vai gostar! Espero por vc!!
    Deixo aqui meus agradecimentos.
    Bom domingo para vc e sua família!
    Beijos no ♥
    YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCBptH8iCKWtTUr0Mx2fdcTQ
    Blog: http://hildasbordados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Olá Victor! Belíssimo texto amigo. Após a leitura do mesmo, lembrei-me da baboseira que escrevi e diz o seguinte:

    “Estar com DEUS no coração é ter a certeza de estar de mãos dadas com a felicidade.”

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Furtado!
      Creio que sem Deus, é impossível haver felicidade.
      Baboseira, seria acreditar que a felicidade habita um coração sem Ele, alias, Deus é a própria felicidade!
      Abraços!

      Excluir
  32. Olá, Vitor.
    Bonita e importante reflexão.
    Felicidade será um estado de alma difícil de conseguir, quando se tem grandes expectativas e não se olha ao momento, não se presta atenção aos detalhes. Procuro fazer desses os meus instantes de felicidade, porque não tenho encontrado mais duradoura ;)
    Perfeita analogia com uma tela e com suas variadas cores - acrescento as tonalidades de acordo com a intensidade das emoções ;)
    abç muito amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carmem!
      Acho importante prestar atenção a momentos de felicidades, que só lembramos deles, quando
      estamos carentes!
      Abraços, amiga!

      Excluir
  33. Olá Vitor,

    Belo post... a tela da vida está aí... em branco, cabe a cada um de nós a sabedoria de a colorir.
    Gostei muito.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que sejam muitas pinceladas na nossa vida, Cristina.
      Beijo!

      Excluir
  34. Como não há novidades, desejo-te "apenas" um bom fim de semana.
    Um abraço, caro amigo Víctor.

    ResponderExcluir
  35. olá, victor

    Eu já não passava por cá há uns tempinhos, mas voce tem de ralhar com minha mão dta. a preguiçosa não quer escrever, e então, é a esquerda k está sempre fazendo o trabalho por ela.

    esperava já novo post, aqui, mas nós temos mais vida para além da virtual, né, meu querido amigo...

    bom fim de semana.

    beijos e um cordial abraço.

    ResponderExcluir
  36. Esa imagen regala felicidad y es una verdad que toda la vida es ir recogiendo esas pinceladas para formar nuestro cuadro o tener esos chispazos de color en recuerdos. Muy bonita entrada amigo, un placer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lo importante siempre está buscando la felicidad!
      Gracias, Lyliam!

      Excluir
  37. Oi Victor! Passando para te cumprimentar e desejar uma ótima semana para ti e para os teus,

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  38. Oi Vitor
    Por que?
    Venha conhecer a nova cara do meu blog, nem precisa comentar se não quiser
    Boa noite
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  39. Gostei de reler o seu magnífico post.
    Bom fim de semana, caro amigo Víctor.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Seu comentário é o que torna especial esta postagem. Enriquece extraordinariamente o conteúdo!
Lembrando Saint Éxupery:"Aqueles que passam por nós, não vão sós. Não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós".
Obrigado pela visita!
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. AVISO LEGAL Todos os direitos reservados. Esta coletânea de textos e imagens são propriedades do autor e estão protegidos por direitos de propriedade intelectual, que não podem ser utilizados em qualquer meio ou formato sem a autorização do autor. Vitorio Nani - 12/06/2010.