sexta-feira, 16 de julho de 2010

Nascido no QUIRIRIM

    Esta semana, encontrei  no YouTube, videos da minha cidade natal. Estranhei o que vi!

     Por ocasião da  abertura da tradicional festa da Colonia  Italiana do Quiririm - de Nossa Senhora da Achiropita -  me surpreendi, pois até hoje, os políticos não conseguiram elevar à categoria de cidade o Distrito do QUIRIRIM!





     A pequena cidade continua Distrito, certamente por conveniência dos políticos de Taubaté, porque economicamente, muitas cidades com menor receita, são emancipadas!

     Sou cidadão nascido e criado no Quiririm; aliás quem nasce lá é..."quirinense"?
 
     Eu nasci no Distrito do Quiririm, no Bairro do Tataúva; do outro lado do Rio Paraiba; no sítio dos Nani;  no pé da Serra da Mantiqueira, no ano dede 1945!  Fui registrado como todos meus seis irmãos, no Cartório de Registro do Quiririm!

Formatura da minha turma no Grupo Escolar.
     O Grupo Escolar Cesar Costa foi a minha primeira escola, onde juntamente com os colegas - filhos ou netos de imigrantes italianos - recebi  os primeiros ensinamentos que nortearam para sempre minha  vida!

     Nessa época morávamos no Bairro do Pinhão, entre Taubaté e Quiririm.

    Nossos vizinhos, todos com sobrenomes de origem italiana:  Botossi, Zanin, Marçon, Canavezi - pequenos agricultores que  com muito sacrifício, sustentavam  suas famílias com o que tiravam da terra!

     Lembro-me de algumas familias: Gadioli, Indiani, Compiani, Mancastropi, Soldi, Naldi, Valério...
Sítio da família - memórias da infância!

    Mais tarde, nossos pais venderam o sítio e nos mudamos para Taubaté!

    Não sou escritor, mas desde os tempos do grupo escolar - incentivado por nossa inesquecível professora Brasília Indiani - me arrisco hoje, a compartilhar com os amigos, um pouco da minha história através deste blog!

Museu da Imigração Italiana do Quiririm
     Quero congratular-me com o povo do meu Quiririm e torcer para que um dia, ele consiga o título de cidade!  Parabens à familia Indiani, pelo Museu dos Imigrantes!


    "A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar". Rubem Alves.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é o que torna especial esta postagem. Enriquece extraordinariamente o conteúdo!
Lembrando Saint Éxupery:"Aqueles que passam por nós, não vão sós. Não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós".
Obrigado pela visita!
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. AVISO LEGAL Todos os direitos reservados. Esta coletânea de textos e imagens são propriedades do autor e estão protegidos por direitos de propriedade intelectual, que não podem ser utilizados em qualquer meio ou formato sem a autorização do autor. Vitorio Nani - 12/06/2010.