quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Lorena - Injuriada e Subtraída!





        Por vários anos seguidos, com a aproximação das festas de final de ano e início das férias, meu destino e de muitos amigos,  fora por um bom tempo, Lorena no Vale do Paraíba, interior do Estado de São Paulo - onde vivi por três anos servindo no 1o/5o RI -  '' Regimento Itororo'''.




     A tendência da cidade em se tornar sempre numa referência aos  que por algum tempo viveram nela, explica-se pelo fato de muitos militares chegarem solteiros a Lorena, e dela saírem casados com mulheres, cujas famílias,  permanecem.


                                       Belém-PA


     Assim, mesmo de passagem e  por pouco tempo vivendo  na cidade, momentos marcantes são guardados em nossa memória, particularmente,  quando seus singelos atrativos  passaram a fazer parte de eventos que culminaram em grandes realizações no campo emocional, principalmente!


Goiás-GO
    A cidade, cuja sina nunca fora de grande magnitude no ranking das mais progressistas do Estado e da Federação, também não deveria regredir, se a opção de inércia no tempo -  preservando o status adquirido na história - poderia  ter sido a melhor escolha.


    O que se vê na Lorena de hoje, causa profunda tristeza e revolta, diante dos atos de verdadeiro ''vandalismo administrativo'',  ou negligência  proposital na conservação dos bens públicos.  Nota-se perfeitamente, a tentativa predatória de destruir as poucas, mas, significativas obras cujas características mostraram por longos anos,  o grau da cultura dos antepassados: como a Praça Dr Arnolfo Azevedo, agora despida de sua fonte luminosa, seu coreto e seus bancos de granito - resultado de uma administração desastrosa e incompetente -  que sequer tivera algum compromisso com a sociedade lorenense. Apesar da cidade ter se tornando referência nacional no ensino universitário brasileiro, as más notícias não deixam dúvidas de que a mal informada gente lorenense,  permanece anestesiada e impotente diante da ruína iminente!


Araraquara-SP
      Quando obras significativas e marcantes de uma cidade são destruídas, momentos relevantes do passado são também sepultados na memória das pessoas - como emoções violentamente subtraídas!




Foto do atual  ''coreto''  de Lorena (lona de circo esticada)

    Enganam-se os ''pseudo-intelectuais e progressistas mequetrefes'' que sob o pretexto de alinharem-se ao modernismo quase sempre predatório, destroem as lembranças sentimentais de uma sociedade, dando-lhes em troca, toscas obras que só agridem a estética e o bom senso!


Uberlândia-MG


    No momento  em que uma nova administração acaba de assumir os destinos da cidade, deixo aqui um pedido: se não for possível melhorá-la,  nem restituir suas dignas lembranças históricas, por favor, não destrua o pouco que ainda resta de uma Lorena romântica - de serestas e trilhos, bicicletas e praças! 


Paris-FRANÇA
    E para quem achar que eu nada tenho a ver com a cidade, foi em Lorena que conheci a mãe de meus três filhos, dos quais, dois são ''lorenenses''!

     "Deste mundo não levaremos nada, mas podemos deixar as melhores lembranças a quem ficar". Ronald Parada.

3 comentários:

  1. Só conheço Lorena pelo nome, mas eu pensava que fosse uma cidade bem cuidada. Lastimável o descaso dos governantes com essa cidade tão importante do Vale do Paraíba.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Lucinha, a cidade se encontra realmente esquecida e mal administrada como nunca se viu antes!

    ResponderExcluir
  3. Esta postagem foi atualizada com a foto e a informação do material do atual "coreto" de Lorena, atendendo a pedidos de amigos que me ligaram me acusando de caluniador a respeito de uma obra tão representativa - fruto da vontade empreendedora dos políticos da cidade.

    ResponderExcluir

Seu comentário é o que torna especial esta postagem. Enriquece extraordinariamente o conteúdo!
Lembrando Saint Éxupery:"Aqueles que passam por nós, não vão sós. Não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós".
Obrigado pela visita!
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. AVISO LEGAL Todos os direitos reservados. Esta coletânea de textos e imagens são propriedades do autor e estão protegidos por direitos de propriedade intelectual, que não podem ser utilizados em qualquer meio ou formato sem a autorização do autor. Vitorio Nani - 12/06/2010.