domingo, 10 de março de 2013

LEMBRANÇAS DE UM RIO!



      Toda criança, menina ou menino, deveria um dia na sua vida, aprender a pescar. 

    As lembranças dos momentos vividos numa pescaria, são marcadas na memória para o resto de nossas vidas!  É tão útil na nossa formação, que procuramos passar para nossos filhos e netos essa agradável experiência!



Balsa no Rio Paraíba do Sul entre Lorena e Piquete-SP.
     Por muitos anos, na minha infância e adolescência - residindo na zona rural do Quiririm - atravessava com frequência o Rio Paraíba do Sul numa balsa, de cujo ruídos das roldanas, correntes e remoinho das águas, ainda hoje, tenho vivos na memória!  O som grave das ferraduras do cavalo,  na madeira, ressoava oco por toda a balsa!  O balseiro calma e silenciosamente, usando um varejão empurrava aquela jangada até a outra margem do rio, carregada de pessoas, charretes, carros de boi, bicicletas...


Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, Quiririm-SP.
     Muito tempo mais tarde, uma ponte de alvenaria foi construída. 


Nascente do Rio Paraíba do Sul.
      Quem vive nas cidades do Vale do Paraíba do Sul, certamente já teve  contato com o rio que o atravessa e que já fora, outrora, motivo de orgulho desses paulistas que hoje, lamentam o alto  preço pago pelo progresso econômico das cidades e assistem envergonhados,  à morte lenta e irreversível desse rio!





     Um rio que nasce humilde e puro na Serra da Bocaina - município de Areias,  no estado de São Paulo - a uma altitude de 1.800 metros recebe o nome de Paraitinga, junta-se ao Paraibuna, e enquanto desce pela Serra do Mar, tem suas águas  cristalinas.


Represa de Paraibuna.
     Na união dos dois rios, uma maravilhosa represa foi construída.  


     Ao chegar ao vale, já como Paraíba do Sul, suas águas se tornam barrentas;  caminha lento, preguiçoso, como se adivinhasse o que o espera mais à frente!  


O triste destino de um rio! Assista ao vídeo.

     Apesar de sujo e humilhado pelo descaso das populações, tem sua alma consagrada ao passar por Aparecida, onde em seu leito, guardou em segredo a imagem da Virgem Padroeira do Brasil, revelada nas redes de pescadores em 1717.




Volta Redonda-RJ.
     Mesmo muito poluído - agonizando - chega ao Rio de Janeiro para se tornar o mais importante rio do estado, no abastecimento de água para mais de 12 milhões de pessoas.





     Neste mês de Março, no dia 22, será comemorado no mundo todo, o DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2014.  Cada vez mais, a consciência dos povos deve ser alertada para o perigo de uma  escassez iminente de água potável, sem a qual, pereceremos todos!




    "Pais se perguntam porque os rios são amargos, quando eles mesmo envenenaram a fonte". Jhon Locke.

    "Poucos rios surgem de grandes nascentes, mas muitos crescem recolhendo filetes de água". Ovídio.



    SALVE A ÁGUA MINERAL! - BRASÍLIA.
    Uma preciosidade, um patrimônio inestimável brasileiro e da cidade de Brasília está sendo tratado com descaso pelas autoridades do MMA(Ministério do Meio Ambiente).

    Assine, divulgue a petição em defesa do Parque Nacional e da Água mineral!


    É a água, é a vida - o nosso bem mais precioso! (Romulo Pinto Andrade ). 

4 comentários:

  1. Por causa do meu trabalho, já percorri todo o trajeto do Rio Paraíba do Sul. Ele nasce na cidade de Areias e vai até São Francisco de Itabapoana até desembocar no mar. Quantas histórias de pescaria comportam esse rio? E quantas famílias dependem dele para sobreviver? Valoriza a natureza quem vive em contato com ela. Em geral, os urbanos se lembram da natureza somente nos feriados e olhe lá como lembram! Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Esse rio está sofrendo pelo descaso dos que dele se utilizam para o abastecimento e nele despejam seus esgotos, infelizmente! Mais à frente pagaremos por essa insanidade.

    ResponderExcluir
  3. Eu também tenho ótimas lembranças de pescarias do tempo de criança.
    Amo pescar, mas já faz algum tempo que não o faço.
    Com essa poluição e descaso com os rios, penso que as crianças do futuro não terão a mesma sorte que nós. Uma pena.
    Um lindo final de semana. Abraços

    ResponderExcluir
  4. É uma pena, mas você está certa Lucinha, a poluição está matando nossos rios. Abraços.

    ResponderExcluir

Seu comentário é o que torna especial esta postagem. Enriquece extraordinariamente o conteúdo!
Lembrando Saint Éxupery:"Aqueles que passam por nós, não vão sós. Não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós".
Obrigado pela visita!
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. AVISO LEGAL Todos os direitos reservados. Esta coletânea de textos e imagens são propriedades do autor e estão protegidos por direitos de propriedade intelectual, que não podem ser utilizados em qualquer meio ou formato sem a autorização do autor. Vitorio Nani - 12/06/2010.