Às vezes, sou surpreendido com uma agradável notícia! Recentemente, uma amiga muito admirada na Blogosfera, citou meu nome num comentário sobre um interessante assunto, que motivou este post.
Ponte Hercílio Luz - Florianópolis - SC - Brasil. |
Por muitos anos seguidos, quase sempre no final do ano ou no Carnaval, em companhia da minha esposa e filhos, viajávamos para Florianópolis, de onde, só depois de quinze dias, voltávamos para casa. A cidade - Ilha da Magia - realmente faz jus ao título - pelos encantos e beleza de suas densas matas, suas serras imponentes, lagoas serenas, praias e dunas deslumbrantes - e o mais importante: a cortesia com que seus habitantes, principalmente, os humildes pescadores, recebem os visitantes!
Lá se pratica todo tipo de esporte em qualquer época do ano.
Mas é no Verão que a Ilha fica mais bonita e se ouvem sotaques de várias partes do país e do mundo!
Mirante da Lagoa da Conceição. |
Barra da Lagoa |
Praia Mole. |
Campeche. |
Hoje, depois de quase vinte anos - relembrando momentos que ficaram para sempre registrados na memória - descobri que lá no Campeche, relevantes e inesquecíveis fragmentos do passado, estão sendo agora resgatados:
" Trechos de O Acaso da História e a História do Acaso - A passagem dos pilotos da antiga Aéropostale pelo bairro do Campeche.
... A fim de tirar dos escombros uma página da história de Florianópolis, partimos dessa reflexão. Trata-se de retomar a passagem dos pilotos da antiga companhia de correio aéreo francesa, a Aéropostale (anos 1920), no Campeche. O bairro abriga - e por tarefa do acaso - o antigo casarão onde pilotos e mecânicos faziam refeições e dormiam entre uma viagem e outra...
...Entre eles, estaria Antoine de Saint-Exupéry, cujo nome levou à corruptela local "Zeperri". Um abrasileiramento ou pronúncia adaptada deixando no ar, de fato, uma presença ilustre que tiraria do prosaico - e definitivamente - a história do Campeche. São, pois, os relatos esparsos, as citações breves que se inserem no contexto das narrativas sobre a Aéropostale e propiciam o entendimento da mítica passagem desse piloto de talento literário, autor do Pequeno Príncipe. O caprichoso acaso o fez passar pelo Campeche..."
Por MÔNICA CRISTINA CORRÊA (Doutora em língua e literatura francesa pela USP e representante da Succession Saint-Éxupery em Santa Catarina).
Casa dos pilotos que será transformada em memorial. |
Antoine de Saint- Éxupery. |
" O Homem distingue-se dos homens. Nada se diz de essencial acerca da catedral se apenas falarmos das pedras. Nada se diz de essencial a respeito do Homem se procurarmos defini-lo pelas qualidades humanas" Antoine de Saint-Éxupery.
VEM AÍ O 7o BOOKCROSSING BLOGUEIRO. PARTICIPE!
Oi, Vitorio!!
ResponderExcluirVocê sabe encher um coração de alegria. Se eu gostei dessa postagem? Adorei!! Não sabia que iria provocar uma postagem tão deliciosa! Viajei no texto, nas imagens e na bela música para acompanhar!
Obrigada!!
Bom fim de semana!!
Beijus,
Luma! Confesso que estou aliviado com seu elogio, porque sei da responsabilidade de falar sobre esse grande escritor e da paixão que você tem também por esse tema! Obrigado. Bom fim de semana. Bjs.
ResponderExcluir