A SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2014 VEM AÍ!
DO DIA 30 DE MAIO A 6 DE JUNHO, MUITOS EVENTOS RELACIONADOS ESTARÃO ACONTECENDO!
Antecipando a esse importante acontecimento, uma postagem no Blog Dose de Sustentabilidade, da amiga Luciana Cantanhede, me surpreendeu pelo título: " Vídeo Sobre Como os Lobos Mudam os Rios".
No vídeo abaixo é possível ver como uma pequena alteração na cadeia alimentar pode mudar drasticamente um ecossistema. Em 1918, num esforço para proteger as populações de alce, o diretor do Serviço de Parque ordenou a exterminação de pumas e de outros animais predatórios existentes no parque nacional de Yellowstone (para proteger as criações de gado e ovelhas).
Os caçadores do Serviço de Parques seguiram então estas ordens e, por volta de 1926, haviam abatido 122 lobos e na década de 1940 eles já estavam quase completamente desaparecidos.
Na década de 1990, o governo federal reviu a sua posição em relação aos lobos e numa decisão controversa do U.S. Fish and Wildlife Service (organização com tarefa de proteção de espécies ameaçadas), foi decidida a reintrodução de lobos no parque que ocorreu entre 1995 e 1997 com reintrodução de 41 lobos, a maioria dos quais oriundos do Canadá.
Lobos? São muitos, mas tu podes ainda
A palavra na língua, aquietá-los.
Mortos? O mundo, mas podes acordá-los
Sortilégio de vida, na palavra escrita.
Lúcidos? São poucos, mas, se farão milhares
Se à lucidez dos poucos, te juntares.
Raros? Teus preclaros amigos, e tu mesmo, raro
Se nas coisas que digo, acreditares. Hilda Hilst.
"Existem noites em que os lobos ficam em silêncio, e apenas a lua uiva". George Carlin.
As imagens publicadas nesta pstagem, são daqui.
Oi, Vitório!
ResponderExcluirInimaginável para mim, por serem os lobos predadores. Precisamos repensar o nosso ecossistema e refletir mais em nossas ações.
Incrível foi constatar nos comentários do youtube, como as pessoas se negam a enxergar e procuram por argumentos "viajantes" para destruir um trabalho realizado com seriedade. Ainda bem que lá também estão pessoas mais esclarecidas que se indignam com a ignorância alheia. Vale a pena ler os comentários.
Beijus,
Oi Luma!
ResponderExcluirQuando eu vi o vídeo, iniciando com os lobos uivando, não tive dúvidas em fazer esta postagem. É magnífico, o reconhecimento pelo trabalho dos lobos no ecossistema do qual fazemos parte! Todos nós temos muito de lobos em nosso DNA, acredite! Beijo!
Oi Vitório, quando vi o título do vídeo também fiquei curiosa para entender como um lobo pode afetar a existência de rios, e o narrador soube explicar muito bem, pena que algumas pessoas não admitem. Vale ressaltar que essa afirmação foi baseada em estudo científico realizados durante anos para comprovar essa afirmação e se discute muito em fóruns mundiais a preservação de predadores de topo de cadeia. Aqui no Brasil nosso problema é com a onça pintada que sofre com a caça e perda de habitat.
ResponderExcluirhttp://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2013/11/publicacao-destaca-risco-de-extincao-da-onca-pintada
Abraços
Oi Luciana!
ResponderExcluirRealmente, a extinção de animais do topo da cadeia alimentar, no caso, a onça pintada, provoca um desequilíbrio devastador no Bioma. Creio que os responsáveis por esse dano, não serão alertados nem punidos sem leis severas e fiscalização enérgica das autoridades. Essa reportagem alerta sobre o fim da onça pintada! . Abraços.