quinta-feira, 27 de abril de 2017

Não, eu Não Estou me Enlouquecendo!



Imagem daqui
     Segundo a maioria dos  cientistas e visionários em atividade no mundo, em poucos anos, muitos jornais fisicamente, desaparecerão; robôs com inteligência artificial redigirão textos; a velocidade de informação,  já hoje, supera a velocidade do jornalismo das TVs; a Internet, através de amadores e seus celulares, informam em tempo real, tudo o que acontece no mundo!

     Robôs substituirão advogados; carros já circulam sem motoristas  - segundo a estatística, causadores de 93% dos acidentes.

     Médicos, já contam com robôs capazes de comparar diagnósticos e em segundos, chegar com precisão a um diagnóstico definitivo!

      A humanidade passará por mudanças profundas.

      Cerca de 60% dos empregos desaparecerão em 2030 e novas formas de trabalhos surgirão!

      Hoje, cerca de 12 bilhões de objetos se comunicam como se fossem pessoas; máquinas falando com máquinas! Viveremos a quarta revolução industrial, com a inteligência artificial! Já vivemos a era do Blockchain e o dinheiro virtual Bitcoin,

     De todas essas tecnologias, o mundo virtual, o avatar e a holografia me fascinam desmedidamente!

     Estive pensando!  No momento em que pessoas só existem no mundo virtual, ou seja, na Internet, nas redes sociais, se eu quiser viver eternamente, pelo menos virtualmente, é possível!

     Por exemplo: todos nós blogueiros, produzimos bem ou mal, conteúdos de informação para o mundo da Internet. Porém, se eu quiser me manter vivo, mesmo após minha morte, basta combinar com uma pessoa que continue a postar conteúdos com minhas características, ou antecipadamente criadas! Essa pessoa poderá passar para outra e assim, prolongar a vida do autor dos conteúdos.

     Eu não vejo tanta relevância nas minhas criações, nos meus pensamentos, mas, fico imaginando meus amigos: a  poesia maravilhosa de Ausente do Céu, do Rio sem Margens, das belas fotos do Bill,  das crônicas do Falando Sério, do Portate-Mal, do Blog do Jair, do Blog de Tais Luso,  do Fabrício Carpinejar, da nossa blogueira-rainha Luz de Luma  e muitos e muitos outros, publicando os mais diversos conteúdos que tanto enriquecem nossa Blogosfera!

     Não, eu não estou me enlouquecendo!


     " O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos".Eleonor Roosevelt.

73 comentários:

  1. Não, não estás te enlouquecendo, há uma passagem bíblica que diz, "até as pedras falarão", estamos já nessa fase, enfim... Fascinante mundo virtual, bem usado é tudo de bom!
    Abraços apertados, Vitorio Nani!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse muito bem, Ivone, o mundo virtual bem utilizado!
      Abraços apertados!

      Excluir
  2. OI VITOR!
    SEM ENLOUQUECER, MAS QUE É ESTRANHO É, NÉ AMIGO?
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. NO ESTÁ FUERA DE LUGAR TU PREMONICIÓN. GRACIAS POR COMPARTIR.
    ABRAZOS

    ResponderExcluir
  4. Oi Victor! O avanço tecnológico é realmente fantástico, eu sou da geração Os Jatsons...fico abismada com essa transição tão veloz. Apesar de ser possível essa "eternidade", eu particularmente, não gostaria mesmo que tivesse conteúdo para isso, quando morrer, quero estar morta.Seria um tipo de sociedade e sociedade sempre dá problemas e eu não teria como reclamar hehehe
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dalva!
      Eu penso justamente ao contrário! Dizem que a gente só está realmente morto, quando os vivos não mais lembrarem da gente, ou seja, estar totalmente esquecido!
      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Trust Vitorio to come up with interesting images! And thanks for your wonderful comments on mine!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. You deserve it, Bill, for the beautiful images produced!

      Excluir
  6. Meu querido amigo Vitorio Nani, lendo este teu post, fui me assustando e vendo toda a realidade e possibilidades que aqui nos conta, nossos corações por inteligencia artificial...e relevante sim teu post, posto que esta hist´pria de imortalidade virtual, de alguma forma já pensei, mas não cheguei tão longe assim rs. Um 'amigo' virtual disse-me que cometeu suicídio virtual do face, bem, depois ele volteou, não aguentou ficar sem (sic). Fico mais que feliz, prestigiado por dar esta relevância ao meu tão querido bloguinho, obrigado meu amigo Vitorio,
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sim, agradeço seu prestígio com carinhosos comentários, Jair!
      Abraços!

      Excluir

  7. VITORIO,

    amigão virtual de tantos anos, lembro a você que um dos mais notáveis sociólogos contemporâneos disse em seu livro "A terceira onda" que a modernidade acabava de decretar "a morte da permanência".
    E veja que, realmente tudo hoje é absolutamente transitório,descartável e principalmente virtual, fica tudo nas nuvens,a era da concretude analógica está no fim.
    Sua perspectiva de futuro,Vitorio é extremamente lucida e absolutamente correta, pois caminhamos exatamente nesta direção!
    E para variar, você neste seu belo e competente exercício de uma futurologia lógica,aproveitou e colocou seu amigo Paulo e nosso blog Falando sério, mais uma vez de forma generosa, no seu espaço de raciocínio.
    Isto me orgulha , principalmente vindo de você, blogueiro e meu amigo virtual com todo este tempo que nos seguimos.
    Parabéns pelo texto, obrigado pela referência.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, mestre Paulo!
      Só posso lhe agradecer seu comentário e desejar-lhe um abração, carioca!

      Excluir
  8. Com tantas e maravilhosas tecnologias, só faltará extinguir o homo sapiens! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que já fomos extintos em muitas áreas e nem percebemos, João Antonio, abraços!

      Excluir
  9. Bom dia Victor ! Bom domingo para você e sua família! Vim bordar este recadinho para que saibam que não esqueci de vocês. Estou trabalhando bastante e estou colocando em prática outros projetos! Tenho novidades que já coloquei la. Sempre é bom visitar você e conferir suas novidades e postagens!
    Abraços em todos, beijos no <3
    Fiquem com Deus
    ♥Hilda's Bordados♥

    ResponderExcluir
  10. Como você sabe que escrevo poesias tristes se nem responde quando venho aqui, mas vou postar só às segundas-feiras e amanhã vou colocar uma postagem que lhe trará nostalgia. Lembre-se que temos quase a mesma idade
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você faz belas e tristes poesias como todos os poetas! Beijos.

      Excluir
    2. Vítor, meu querido amigo, você é tão sutil e elegantemente inteligente.

      Só por tudo isso, deixo um beijo cor-de-rosa.

      Lindos sonhos!

      Excluir
  11. Vítor,
    Não estarei viva até isso aconteça, só sinto pelo meu filho que é bom demais, não puxou a "mãe", nem poderia.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  12. rsss, Oi, Vitor, fui lendo seu texto, com toda atenção e de repente disse um UÉ!!! Me vi na perpetuação, livre e leve para posteridade? Ah, que texto que nos encuca... já pensei tanto nessas máquinas, tanto em textos, na literatura, na poesia, nos livros que nos ajudaram a crescer! E as máquinas invadindo tudo freneticamente. Sei o quanto essas máquinas são necessárias, principalmente na medicina, salvam vidas vieram para somar. Eu sou uma testemunha. Mas ainda não sei mexer muito com máquinas, entendo de computador, já não sou muito cristã nos Smartphone, é muita coisinha, muito tititi. Talvez porque não goste de Smartphone.Eu fui feliz com celular fala/escuta e deu.O resto é tête à tête. Mas vieram para ficar. Você já deve ter visto os carros voadores do Google! Fiquei a imaginar todos cruzando lá por cima... Também gostaria que meu blog se perpetuasse, essa sua foi ótima!Sua postagem foi ótima, mais uns anos o mundo será completamente diferente. Desculpe o tamanho do comentário, a culpa é sua.
    Beijo, uma semana muito criativa pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enfim, alguém que já pensou também a respeito do assunto da postagem. Quanto a você ser citada, é só dar uma passadinha lá no seu blog e ver que tenho razão, beijos!

      Excluir
  13. Nos das antigas é que ficamos de olhar arregalados. diante de tantas coisas novas tecnologia de primeiro mundo
    Quem viver ainda verá muita e muitas coisas. Bjs e um bom dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que estamos vivendo nestes dias acelerados de novidades em toneladas diariamente, Nal, beijos!

      Excluir
  14. O mundo avança com sua tecologa trazendo-nos cada vez mais possibilidade de nossa perpetuação virtual.
    Que seja para a conquista da paz e felicidade geral.
    Um abraçio.
    Élys.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Élys, que seja sempre em beneficio da plena felicidade mundial, abraços!

      Excluir
  15. El futuro ya está con nosotros nos sorprende cada día con nuevas aplicaciones robóticas, cada vez más sofisticadas, estamos ya tan acostumbrados a las maravillas que casi nos pasan desapercibidas. Es verdad pero como tú dices, las personas somos lo más importante.

    Saludos muy cordiales y afectuosos desde España. Franziska

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sí, Franziska, a pesar de toda la tecnología, nada sustituye asensibilidade humana, abraza con afecto!

      Excluir
  16. Olá, meu perene e querido "gari" (rs)!

    Vou atirar mais cartas. Conto com você, sempre! São tuas, de mansinho!

    Vítor, o que é k eu te poderei dizer? Que gosto muito de você. Chega isso(rs)?

    Li teu post, que se enquadra, perfeita e logicamente, na tua essência, naquilo k tanto queres, e acho a tua ideia fabulástica, como se diz, por cá. E lá, na outra dimensão, eu leio o k você tão nítida, consciente e cientificamente escreve, pensamento, "coisa" de "homi", né (rs) e você no Paraíso lê o que eu escrevo, assim, "docinho".

    Não estás enlouquecendo, coisa nenhuma, amigo, apenas estás acompanhando o tempo, a "evolução", as modificações na e da sociedade e como és todo dado a "asas" (rs), pronto, já estás até imaginando mais do que será possível, mas o impossível, segundo li algures, não é nada por aí além, é apenas, aquilo que ainda não atingimos (não é isso, meu querido amigo. Falo, genericamente - rs). Olha, quero ver, sentir você FELIZ, MUITO FELIZ!

    Eu, "menina" de Letras e Humanidades, fui chamada por um bonitão, sonhador e culto médico a seu blog. MUITO OBRIGADA.

    Ai, tenho pavor do Avatar. Da holografia, nem tanto. Pergunto, se mesmo com essas minhas declarações, você ainda gosta um pouquinho de mim (rs)?

    Beijinho e dias bem felizes e luminosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Se todos fossem iguais a você, como disse Maysa em sua canção!
      Como não gostar de quem vive apaixonada dia e noite, fazendo poesias que nos levam às nuvens, sem auxilio de asas (rss), minha querida Céu!
      A minha postagem apenas procura render uma singela homenagem a quem de fato merece!
      Beijos com carinho,do amigo que ainda gosta sim, um pouquinho de você..rsss!

      Excluir
    2. Ai, das outras, "pobrezinhas" (rs)!!!!!!!!!!!!!!!! Estive escutando a canção, k não conhecia, tal como Maysa e claro Tom Jobim e Vinícius tinham de estar metidos no "barulho" (rs). Ao som dessa música, apetece dançar, assim, de mansinho e depois olha seja o k Deus quiser ou o k "nós" quisermos (rs)? É melhor ser a trindade, pke, desse jeito, sempre temos uma atenuante. Ah, tb "corro" o risco de um Camilo, não um qualquer, é verdade, me colocar a mesma questão, k Sesto coloca no vídeo k está em meu blog.

      Meu querido, pois, tenho pavor de asas e de "Ícara" nada tenho. Gosto mto, muitíssimo mais de braços com abraços e laços, preferencialmente.

      Olha, k sem querer e distraidamente, deixei umas palavrinhas fora de sítio, ou seja, lá em cima. Sorry, my dear friend!

      Fico mto feliz por você ainda gostar um pouquinho de mim, mas só um pouquinho mesmo.

      Beijos com sonhos altos e azuis.

      Excluir
    3. Ainda continuo com a letra da música da Maysa...que maravilha viver...misturada com a letra da canção de Camilo, não quero nem morrer, como se diz popularmente por aqui! E a pergunta de Camilo Sesto na música, continua sem resposta? Com a palavra, minha amiga Céu!
      Beijão!

      Excluir
    4. E continua mto bem, meu querido, amigo, pois convém referir o substantivo para... ai, ando tão esquecida que nem sei o ia agora falar, mas você dá um desconto pra mim, devido ao cansaço da mente (rs) e a outros fatores.
      Ah, também não quero nem morrer, pke há tanta boa ainda para experimentar ou repetir. Qdo come e gosta do prato ou do conteúdo do prato, melhor dizendo, você não costuma repetir (rs)?

      Muito obrigada! Estou no "palco", pke o Dr. Victor Nanny a tal me "obrigou", gentilmente, mas a resposta ainda vai ficar por dar (aguinha na boca. É)? Muitas vezes essa questão "me" foi colocada, mas nunca respondi. Pra quê? A pessoa já tinha lido nos meus olhos a resposta. A gente complica, tudinho. Tudo o k é bom, como dizia minha mãe, ou engorda ou é pecado. Partilha da opinião dela?

      Beijão, quer dizer um grande beijo? Então, gros bisous (prometo k vou já sair de cena, caso não...)rs.

      Fique bem, durma bem e sonhe ainda melhor.

      Excluir
    5. Você conseguiu dar voltas, mas responder à pergunta do seu texto, sequer chegou perto, Céu! rss
      Só ficou claro, o ditado da sua mãe. Eu acho que o ditado ficaria melhor assim:"Todo pecado é bom e engorda". Beijos e boa semana!

      Excluir
    6. Mulher consegue sempre dar voltas (rs) e muitas, mesmo as k têm uma imaginação normal. Imagine as k têm uma imaginação "anormal", como eu (rs)! Nem sequer cheguei perto? Oh, e eu k fiquei pensado que estava quase, quase... (rs). Fica pra próxima, meu querido amigo, pke o mundo não vai acabar agora.

      Adorei seu ditado, k, em abono da verdade fica bem mais pecaminoso que o de minha mãe (rs).

      FELIZ DIA DAS MÃES.

      Beijos com mta estima e apreço.

      Excluir
  17. Por isso, amigo, os maiores cientistas do mundo estão em comunicação constante contra a inteligência artificial, visto que após as forças armadas do mundo a sarem como instrumento bélico, seus tentáculos poderão alargar-se tanto que haveria a possibilidade da criatura se rebelar contra o criador e daí, só o vigária da minha aldeia poderia dar jeito. Grande abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O perigo da criatura virar-se contra o criador é tão real, que até os mais entusiasmados cientistas temem a possibilidade!
      Forte abraço!

      Excluir
  18. Por incrível que isso pareça, este seu texto tem algo a ver com o meu último poema (analise). Mas eu não me inspirei nele...
    O futuro será sempre surpreendente e, por isso, já não nos devemos surpreender... tudo isso pode acontecer. E muito mais vai acontecer, coisas que ainda não imaginámos sequer...
    Já podemos publicar depois de mortos, basta publicar com datas futuras (agendar). Assim, podemos publicar um texto para daqui a 100 anos. O único problema é saber se a blogosfera existirá daqui a 100 anos...
    Excelente post, meu amigo, gostei imenso.
    Bom fim de semana, Vitório.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mostra que estamos sintonizados no futuro, Jaime, abraços!

      Excluir
  19. Como publiquei novo poema, passei para ver as novidades.
    E para lhe desejar um bom fim de semana, caro amigo Vitorio.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Vitório!!
    Blogueira rainha, que luxo!!
    Respondi no blogue
    "Agora é tarde, Inês é morta"? http://bit.ly/2r3xvH9
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li seu excelente texto que enriqueceu muito esta simples postagem, Luma!
      Beijos e bom fim de semana!

      Excluir
  21. Vim lá da Luma e acho que não enlouqueceste...Tantas modernidades. Já tinha ouvido falar nessa possibilidade de permanecer viva no virtual. Aqui em casa já avisei que se algo me acontecer, excluam os blogs,rs... abraços e texto maravilhoso, como sempre! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais importante, Chica, é ler as opiniões mais diversas de cada blogueiro, abraços!

      Excluir
  22. Agora, apenas uma visita breve (cliquei no Luma e li sobre esta postagem); voltarei, com calma; esta postagem instiga...
    Ah, e obrigada pela referência! Generosidade tua!
    BJo, amigo :)

    ResponderExcluir
  23. São tantas as inovações brilhantes que ocorreram com o passar dos anos que essa reflexão é mesmo muito interessante. O importante é só torcer para que as nossas relações pessoais não sejam prejudicadas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Que pena que com todo esse avanço.
    O ser humano ainda faz coisas horríveis uns com os outros.
    Boa continuação de semana.

    ResponderExcluir
  25. Ainda não há novidades...
    Bom fim de semana, caro amigo Vitório.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  26. Hola Vitorio. Ciertamente la tecnología avanza de una manera que casi me da miedo. Y yo la verdad no tengo ningún interés en que otro gestione mi blog, es un espacio personal y que hago con cariño que creo no entendería un robot. Un enorme abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Pero los robots ya están llegando! ¡Es bueno que se vaya familiarizando con ellos! ¡Abrazos, Lola!

      Excluir
  27. Bom dia! Vim bordar este recadinho para que saibam que não esqueci de vocês.
    Que cada segundo do seu dia seja guiado pelas mãos de Deus e que você tenha um domingo maravilhoso ao lado das pessoas que você ama.
    Abraços em todos, beijos no <3
    Fiquem com Deus
    ♥Hilda's Bordados♥

    ResponderExcluir
  28. Voltei, como prometi.
    De facto, dentro de pouco tempo, teremos um mundo muito parecido ao que descreveste, embora me seja confortável pensar que não mudará assim tão rapidamente.
    Quanto ao prolongamento virtual, caso do agendamento de postagens, nunca entraria nessa onda. Para mim, as partilhas só têm sentido na cumplicidade de quem nos lê.
    Bjinho, Vitório
    (A situação no Brasil é referida com preocupação pelos responsáveis políticos e pelos meios de comunicação portugueses, confiando, contudo, no povo brasileiro, para encontrar a melhor solução. Solidarizo-me e desejo que tudo caminhe para uma estabilização política, o mais rápido possível.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Odete, queira ou não, já estamos vivendo dentro desta globalização assustadora e sem perceber, já fazemos parte da virtualidade real. A ideia principal do meu post, seria manter meu blog ativo, mesmo que seja por uma outra pessoa. Beijos!

      Excluir
  29. Boa noite Victor!
    Os avanços tecnológicos fazem parte da evolução do homem. Atualmente são muitos os avanços tecnológicos e trazem consigo vantagens inestimáveis em todos os campos do conhecimento, desde a simples integração com o mundo, que a internet nos proporciona, as descobertas cientificas que ganharam novas dimensões. O importante é saber usar com sabedoria e conhecimento.
    Boa semana pra ti!
    Um abraço!
    Escrevinhados da Vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso assim também, Smareis!
      O importante é utilizar isso tudo de forma a atingir um final esplendoroso para a humanidade futura.
      Abraços!

      Excluir
  30. Amigo Victor
    Por essa ordem de ideias, fico contente ao imaginar que o meu blog será imortal!
    Quando vi o filme «2001, Odisseia no Espaço», mal podia imaginar que, em pouco temp,o teríamos, nas nossas casas, computadores. Et voilà: comunicamos de continente para continente em tempo real.
    O seu texto fez-me pensar: o que mais virá por aí?
    Um abraço
    Beatriz
    VIDA E PENSAMENTOS
    http://pegadasdeanjo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz!
      É impossível prever o que acontecerá daqui a vinte anos!
      Abraços!

      Excluir
  31. OI VITOR!
    ESTAMOS VIVENDO ESTA TRANSIÇÃO E O QUE ESTÁ VINDO POR AI, COM A TECNOLOGIA SE DESENVOLVENDO COM TANTA RAPIDEZ, É DE NOS DEIXAR MEIO ATORDOADOS MESMO.
    GOSTEI DA IDEIA SOBRE OS BLOGS VIVEREM PARA SEMPRE, QUE MÁXIMO.
    ABRÇS http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi, Zilani!
    Tem muita tecnologia em andamento, que não conhecemos ainda!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  33. Olá, Victor, meu amigo especial!

    Espero e quero k você se encontre bem e com a imaginação voando.
    Sei que você sabe, que postei, mas vim saber de ti, das tuas "loucuras" (tôu brincando), se havia novo post por aqui ou não(como você sabe meu blog não tem, por opção minha, Painel de Seguidores, daí, sou eu quem, na sua maioria, procuro vocês, não o seu caso, pke você me "agarrou", linkou, quero falar, de um jeito... MUITO, MUITO OBRIGADA!

    Beijos e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  34. Ah, como eu gostei de ver você sentadinho no banquinho apreciando a cena. O que sentiu? Ah, não é pra responder, Virgem Santa (rs)!

    Que canção de Rita Lee?

    Beijinho, lindo e boa semana.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia!! Sexta-feira é só alegria. Já acordamos de bom humor. Chegar ao fim do dia é a nossa grande expectativa, e o trabalho pode render muito se usarmos toda nossa energia de sexta para finalizar tudo que começamos ao longo da semana!
    Cada dia é especial, aproveite todos eles e tenha um bom final de semana!
    *´¨)
    ¸.♥´¸.♥*´¨) ¸.♥*¨)
    (¸.♥´ (¸.♥` ¤ Hilda's Bordados

    ResponderExcluir
  36. Penso que a Física Quântica, pode elucidar muita coisa.
    Boa continuação de semana; e apareça!
    Abçs.

    ResponderExcluir
  37. Olá, Vitorio!
    Cheguei aqui pelo blog da Luma, que admiro de montão. Então se você é amigo dela, sou tua amiga também rs..
    Vou seguir teu blog, acho que vou gostar.
    Abraços e que Deus te abençoe!
    https://soprandosementes.wordpress.com

    ResponderExcluir
  38. Olá, Meri, prazer em receber sua visita, abraços!

    ResponderExcluir
  39. La poemas y el saber estar,y el amor que tu sientes hacia tus escritos te ayudan a atraer mas amigos

    สล็อต ออนไลน์
    Gclub

    ResponderExcluir

Seu comentário é o que torna especial esta postagem. Enriquece extraordinariamente o conteúdo!
Lembrando Saint Éxupery:"Aqueles que passam por nós, não vão sós. Não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós".
Obrigado pela visita!
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. AVISO LEGAL Todos os direitos reservados. Esta coletânea de textos e imagens são propriedades do autor e estão protegidos por direitos de propriedade intelectual, que não podem ser utilizados em qualquer meio ou formato sem a autorização do autor. Vitorio Nani - 12/06/2010.