Os amigos que visitam este blog já perceberam que muito do que tenho postado, são referências ao meu passado.
Mesmo os que não gostam muito de ler, veem fotos e videos que falam um pouco de mim.
Recentemente enquanto auxiliava meus netos de 12 e 13 anos com suas lições escolares, folheando suas apostilas, percebi que o conteúdo das matérias não visam o conhecimento, mas única e exclusivamente prepará-los para o vestibular. As provas tem todo o formato dos vestibulares, sem contar o apelo gratuito político-ideológico nas entrelinhas dos textos; copiados de matérias retiradas de jornais e revistas.
Deparei-me com um assunto da matéria de Geografia, na qual três fotos alinhadas são comparadas para que o aluno mostre o que há de comum entre elas: na primeira, uma reunião de ruralistas no Congresso; na segunda, um acampamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra); e na terceira, amotinados do PCC (Primeiro Comando da Capital) sobre o telhado de uma penitenciária. A ênfase maior era dada aos oprimidos do PCC. Dá para entender o que o professor chamou de interesse comum, entre os latifundiários ruralistas, os excluídos sem terra e os delinquentes do PCC?
Por que falar do passado novamente? Porque as matérias que hoje meus netos estudam, estão vivas em minha mente! Quando pergunto a eles como são suas salas de aula, descubro porque eles tem dificuldade de se localizarem no Mundo! Suas salas são vazias: não têm um Mapa Mundi; nem mesmo o mapa do Brasil, nas paredes; sequer têm uma Bandeira do Brasil; Globo Terrestre, nunca viram!
Eles só conhecem os Continentes graças ao jogo War!
O logotipo da escola vem estampado em tudo: desde o uniforme, aos menores materiais utilizados pelos alunos. Merchandising nota 10! Eles mal sabem que o animal que figura no logo, nada tem a ver com o Brasil; muito menos com o nome do Colégio: uma desastrosa mistura de Continentes: Africano com Europeu.
Nossos cadernos de antigamente, também traziam marketing nas capas: Hino Nacional, Bandeira e o mapa do Brasil.
Enquanto isso, nossos netos não sabem localizar no mapa de São Paulo, em que região nossa cidade se localiza! Qual a economia do Município? Seus limites? A utilidade do rio que corta a cidade? Sua importância para o Estado? Evidentemente nada disso é importante; não cai no vestibular!
Recentemente, vi na televisão, um programa de competição entre alunos do ensino médio, acompanhados de seus pais: verdadeiro festival de imbecilidades! Em determinado momento, o apresentador perguntou a uma das participantes: que país é conhecido como a terra do Sol nascente? De três alternativas a aluna escolheu o Peru!
Fico ainda mais triste, vendo meus netos voltarem da aula de Educação Física, brincando com saquinhos de areia transformados em malabares. Disseram que o professor é proibido de promover esportes competitivos entre os alunos. Pode causar depressão nos perdedores!
Interessante mesmo, foi o que ouvi de minha nora - professora da rede pública de ensino - "somos proibidos de corrigir provas usando caneta na cor vermelha, porque pode provocar depressão e abalar a alta estima dos alunos".
Encerrando, deixo aqui ainda bem vivo em minha memória, o que para o Ministro da Educação pode soar como um palavrão: "Brava gente brasileira! Longe vá temor servil... Ou ficar a Pátria livre. Ou morrer pelo Brasil!" Evaristo da Veiga.
Mesmo os que não gostam muito de ler, veem fotos e videos que falam um pouco de mim.
Recentemente enquanto auxiliava meus netos de 12 e 13 anos com suas lições escolares, folheando suas apostilas, percebi que o conteúdo das matérias não visam o conhecimento, mas única e exclusivamente prepará-los para o vestibular. As provas tem todo o formato dos vestibulares, sem contar o apelo gratuito político-ideológico nas entrelinhas dos textos; copiados de matérias retiradas de jornais e revistas.
Deparei-me com um assunto da matéria de Geografia, na qual três fotos alinhadas são comparadas para que o aluno mostre o que há de comum entre elas: na primeira, uma reunião de ruralistas no Congresso; na segunda, um acampamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra); e na terceira, amotinados do PCC (Primeiro Comando da Capital) sobre o telhado de uma penitenciária. A ênfase maior era dada aos oprimidos do PCC. Dá para entender o que o professor chamou de interesse comum, entre os latifundiários ruralistas, os excluídos sem terra e os delinquentes do PCC?
Fachada do Ginásio Olegário de Barros em Taubaté. |
Sem querer, voltei no tempo; ao antigo Ginásio Olegário de Barros em Taubaté; àqueles nobres professores que decentemente, vinham para as aulas de barba bem feita; de terno e gravata! Nosso Diretor - Professor Antenor Moassab e sua esposa - eram queridos por todos os alunos! Nosso Ginásio tinha fanfarra; estádio com todas as modalidades desportivas à nossa disposição para as aulas de Educação Física!
Por que falar do passado novamente? Porque as matérias que hoje meus netos estudam, estão vivas em minha mente! Quando pergunto a eles como são suas salas de aula, descubro porque eles tem dificuldade de se localizarem no Mundo! Suas salas são vazias: não têm um Mapa Mundi; nem mesmo o mapa do Brasil, nas paredes; sequer têm uma Bandeira do Brasil; Globo Terrestre, nunca viram!
Eles só conhecem os Continentes graças ao jogo War!
O logotipo da escola vem estampado em tudo: desde o uniforme, aos menores materiais utilizados pelos alunos. Merchandising nota 10! Eles mal sabem que o animal que figura no logo, nada tem a ver com o Brasil; muito menos com o nome do Colégio: uma desastrosa mistura de Continentes: Africano com Europeu.
Nossos cadernos de antigamente, também traziam marketing nas capas: Hino Nacional, Bandeira e o mapa do Brasil.
Enquanto isso, nossos netos não sabem localizar no mapa de São Paulo, em que região nossa cidade se localiza! Qual a economia do Município? Seus limites? A utilidade do rio que corta a cidade? Sua importância para o Estado? Evidentemente nada disso é importante; não cai no vestibular!
Recentemente, vi na televisão, um programa de competição entre alunos do ensino médio, acompanhados de seus pais: verdadeiro festival de imbecilidades! Em determinado momento, o apresentador perguntou a uma das participantes: que país é conhecido como a terra do Sol nascente? De três alternativas a aluna escolheu o Peru!
Fico ainda mais triste, vendo meus netos voltarem da aula de Educação Física, brincando com saquinhos de areia transformados em malabares. Disseram que o professor é proibido de promover esportes competitivos entre os alunos. Pode causar depressão nos perdedores!
Interessante mesmo, foi o que ouvi de minha nora - professora da rede pública de ensino - "somos proibidos de corrigir provas usando caneta na cor vermelha, porque pode provocar depressão e abalar a alta estima dos alunos".
Encerrando, deixo aqui ainda bem vivo em minha memória, o que para o Ministro da Educação pode soar como um palavrão: "Brava gente brasileira! Longe vá temor servil... Ou ficar a Pátria livre. Ou morrer pelo Brasil!" Evaristo da Veiga.
Parabéns Old Eagle, a cada post seu, aumenta a admiração que tenho pelo homem forte, valoroso e de excepcional espírito crítico que você é!Orgulho-me por ser sua seguidora e tê-lo como meu seguidor.
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