domingo, 31 de julho de 2011

Ignorância estabelecida!

    Neste final de semana, após ter exposto neste blog, um pouco da minha indignação a respeito do que está acontecendo com nosso Brasil, ao ler o Artigo Poucos amigos, de J.R. Guzzo, na revista VEJA, uma lembrança feliz, me veio à mente. 


    Lembrei-me de meu pai, que depois de um dia inteiro arando a terra sob um sol escaldante, à noite reunia todos seus sete filhos em volta da mesa,  e sob a  luz de um lampião a querosene lia as fabulas de Esopo, La Fontaine, entre outras.


    A diferença daqueles, para os dias de hoje, vejo em minha própria casa onde só dois de meus quatro netos gostam da leitura, ainda que meus filhos tiveram incentivos de sobra de minha parte.


     "Nas novelas de televisão, que continuam sendo o principal entretenimento para milhões de brasileiros, jamais se vê um personagem lendo um livro. Discute-se...quantos beijos entre pessoas do mesmo sexo serão dados num capítulo, ou se um casal gay pode aparecer tomando o café  da manhã na cama...Quanto menos se lê, menos idéias são mantidas em circulação...menos espaço para discordância, pouca alternativa para a fiscalização dos atos do governo", diz Guzzo em seu texto.




   Precisa explicar melhor, por que estamos nas trevas da intelectualidade no mundo? A mediocridade é institucional!
Já vimos maus exemplos quando o ex-presidente Lula disse que não gostava de ler.  Assinou decretos sem ler, que colocaram em risco a liberdade de expressão no País! Além de ser um semi-analfabeto, fazia propaganda da ignorância, um verdadeiro desserviço à Nação


    Assim fica difícil ver uma luz no fim do túnel! 


    "Um país se faz com homens e livros" Monteiro Lobato


      E para descontrair um pouco, Arnaldo Jabor:" Antigamente o homossexualismo era proibido no Brasil.  Depois passou a ser tolerado.  Hoje é aceito como coisa normal.  Eu vou-me embora antes que passe a ser obrigatório".

3 comentários:

  1. Oi Nani ! muito bom o seu texto sobre a leitura e também o seu blog que há algum tempo eu não visitava. Assim como eu,espero que outras pessoas se comovam e adquiram o hábito de ler.
    Parabéns!

    Lia

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo parabéns pelo blog e que continue mostrando o que muitos desprezam.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, amigo Virgiliosolano, procuro fazer a minha parte. Abraços.

    ResponderExcluir

Seu comentário é o que torna especial esta postagem. Enriquece extraordinariamente o conteúdo!
Lembrando Saint Éxupery:"Aqueles que passam por nós, não vão sós. Não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós".
Obrigado pela visita!
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. AVISO LEGAL Todos os direitos reservados. Esta coletânea de textos e imagens são propriedades do autor e estão protegidos por direitos de propriedade intelectual, que não podem ser utilizados em qualquer meio ou formato sem a autorização do autor. Vitorio Nani - 12/06/2010.