terça-feira, 28 de maio de 2013

Filtro de Sonhos.



    O que são os sonhos?
    Para Sigmund Freud, a interpretação dos sonhos é a via real que leva ao conhecimento das atividades inconscientes da mente, e também o melhor caminho para o estudo das neuroses.

    E o que são filtros de sonhos?





    Segundo Adília Belotti,  eles estão na moda e podem ser encontrados em todas as lojas de artigos esotéricos.  Os filtros de sonhos (dream catcher, em inglês), chegaram ao Brasil vindos dos EUA, onde todas as tribos indígenas americanas há muitos anos já os incorporaram às suas tradições. Nem todo mundo sabe exatamente para que servem estes belos objetos redondos enfeitados com penas e contas.

     A história dos filtros começa com os índios Ojibwe, que viviam na região dos Grandes Lagos americanos e que hoje se encontram espalhados por outras regiões do Novo México. Aprender a decifrar as mensagens reveladas nos sonhos, era a tarefa mais importante que as pessoas tinham durante sua passagem pela Terra.  Daí, o dream catcher ser a ferramenta essencial.

    O filtro de sonhos, como ficou conhecido em português, na verdade, não é um filtro, mas sim, uma teia!  Os Ojiwe acreditam que quando a noite cai, o ar se enche de sonhos bons e ruins. Alguns destes sonhos, mesmo pesadelos, podem conter uma mensagem boa do Grande Espírito para nós. Mas existem muitos outros sonhos e energias ruins flutuando à nossa volta e que não  são nossos. Estes é que podem nos fazer mal. É justamente para separar estes sonhos e energias ruins que os dream catches  existem.
   

    A tradição manda que as teias coloridas sejam penduradas sobre o berço dos bebês e a caminha das crianças.  Os sonhos bons, sabendo exatamente onde ir, conseguem passar pelo buraco central da teia, enquanto que os sonhos ruins ficam perdidos e acabam presos nos fios. Quando surgem os primeiros raios de sol, os sonhos maus desaparecem.

    Os círculos são feitos com ramos flexíveis de salgueiro e revestidos com tiras de  couro. Uma pena é colocada no centro, representando o ar ou a respiração, essencial para a vida. O bebe, observando a pena dançar ao vento, aprende uma lição sobre a importância do ar.  Além disto, a pena de coruja, feminina, simboliza a sabedoria, enquanto que a pena de águia, masculina, serve para dar coragem.


   "Como a Aranha deu a teia de sonhos para os seres humanos".

    Uma aranha fiava sua teia próximo à cama da avó (Nakomi). Todos os dias ela observava a aranha trabalhar. Alguns dias depois, o neto entrou e, ao ver a aranha na teia, pegou uma pedra para matá-la. A avó não deixou. O garoto achou estranho, mas respeitou o seu desejo. A velha mulher voltou-se para observar mais uma vez o trabalho do animal e, então, a aranha falou: "Obrigada por salvar minha vida.  Vou dar-lhe um presente por isso. Na próxima Lua Nova vou fiar uma teia na sua janela.  Quero que você observe com atenção e apenda como tecer os fios.  Porque esta teia vai servir para capturar todos os maus sonhos e as energias ruins.  O pequeno furo no centro vai deixar passar os bons sonhos e fazê-los chegarem até você".  
     Quando a Lua chegou, a avó viu a aranha tecer sua teia mágica e, agradecida, não cabia em si de  felicidade pelo maravilhoso presente. "Aprenda",disse a aranha.  Finalmente, exausta, a avó dormiu.



     Quando os primeiros raios de sol surgiram no céu, ela acordou e viu a teia brilhando como joia graças às gotas de orvalho capturadas nos fios.  A brisa trouxe penas de pomba que também ficaram presas na teia, dançando alegremente e, por último, um corvo pousou na teia e deixou uma longa pena pendurada.  Por entre as malhas da teia, o Pai Sol sorria alegremente!
     E a avó, feliz, ensinou todos da tribo a fazerem os filtros de sonhos.





     E até hoje eles vêm afastando os pesadelos de muita gente.  Quem sabe eles possam funcionar com você também!  Experimente!

    " O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos". Elleanor Roosevelt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é o que torna especial esta postagem. Enriquece extraordinariamente o conteúdo!
Lembrando Saint Éxupery:"Aqueles que passam por nós, não vão sós. Não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós".
Obrigado pela visita!
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. AVISO LEGAL Todos os direitos reservados. Esta coletânea de textos e imagens são propriedades do autor e estão protegidos por direitos de propriedade intelectual, que não podem ser utilizados em qualquer meio ou formato sem a autorização do autor. Vitorio Nani - 12/06/2010.